Rússia inicia cessar-fogo próximo a Kiev após promessa de neutralidade da Ucrânia

Parece que o conflito Rússia-Ucrânia está perto do fim.

No 34º dia da guerra, a Rússia inicia cessar-fogo nas proximidades de Kiev – a capital da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia decidiu diminuir fundamentalmente a atividade militar na direção de Kiev e Chernigov, de acordo com a declaração da agência militar após conversas russo-ucranianas em Istambul lidas pelo vice-ministro da Defesa da Rússia, Alexander Fomin.

Trump derrotaria Biden, se as eleições fossem hoje, diz pesquisa inédita

– Devido ao fato de que as conversações sobre a preparação de um acordo sobre a neutralidade e o status não nuclear da Ucrânia, bem como sobre o fornecimento de garantias de segurança à Ucrânia, estão se movendo para a esfera prática, considerando os princípios discutidos durante a reunião de hoje, a fim de reforçar a mútua confiança e criar as condições necessárias para o prosseguimento das conversações e a consecução do objetivo final – a coordenação e a assinatura do referido acordo – o Ministério da Defesa russo tomou a decisão de reduzir cardinalmente, várias vezes, a atividade militar no sentido de Kiev e Chernigov – disse.

O fim da guerra também está condicionado à promessa de a Ucrânia não se associar à aliança militar, como a OTAN, mas poderá ingressar na União Europeia – se assim os ucranianos quiserem.

– Estamos partindo da premissa de que Kiev tomará as decisões básicas correspondentes e as condições devem ser criadas para o trabalho normal – acrescentou o oficial militar.

Economia

Ele também disse que o Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia informará com mais detalhes sobre as decisões tomadas após o retorno da delegação russa a Moscou.

Rússia não fornecerá gás à Europa gratuitamente, diz Putin

– Gostaria de me dirigir aos representantes ucranianos e instar a Ucrânia a observar estritamente as Convenções de Genebra, inclusive no que diz respeito ao tratamento humano dos prisioneiros de guerra. estão pedindo ao lado ucraniano que tome medidas exaustivas para excluir essa prática – enfatizou.

Líderes americanos e britânicos se dizem céticos com as conversações de paz e com a diminuição de disparos militares pelos russos. Eles reagiram com cautela depois que Moscou prometeu reduzir a atividade militar perto de Kiev e ao norte. “Veremos”, disse o presidente Biden.

As concessões nas negociações de paz podem ser pouco mais do que táticas, dizem analistas ocidentais, que ficaram de fora da “festa” promovida pelo presidente turco Recep Tayyip Erdogan.