Ricardo Cappelli é o novo ministro do GSI

O secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, é o novo ministro do Gabinete da Segurança Institucional (GSI). Ele assume o cargo com a demissão do general Gonçalves Dias.

Cappelli foi interventor federal na Segurança Pública do Distrito Federal, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em meio à crise do 8 de janeiro deste ano.

Gonçalves Dias caiu após a CNN Brasil divulgar um vídeo que mostra o chefe do GSI dentro do Palácio do Planalto durante as invasões golpistas de 8 de janeiro. 

Economia

O ex-ministro aparece em vídeo orientando invasores bolsonaristas a deixar o Palácio do Planalto, guiando-os para a porta de saída.

Quanto a Cappelli, ele é homem de confiança do ministro Flávio Dino e, por consequência, do próprio Lula.

Natal Foz

“Por determinação do presidente Lula, assumo interinamente o GSI com equilíbrio, firmeza e o compromisso de sempre com o Brasil”, escreveu Ricardo Cappelli nas redes sociais.

Quem é Ricardo Cappelli?

Ricardo Cappelli foi secretário de Comunicação no segundo mandato do pessebista no governo do estado do Maranhão, entre 2019 e 2022. Ele é jornalista de formação.

Cappelli também chefiou o escritório de representação do Maranhão em Brasília, no primeiro governo de Flávio Dino.

Economia

Ele trabalhou em cargos de secretaria e de diretoria no Ministério do Esporte nos governos Dilma e Lula. Foi secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, diretor do departamento de Incentivo e Fomento ao Esporte e diretor do departamento de Esporte Universitário.

Ricardo Cappelli foi nomeado interventor de Lula no DF na crise de 8 de janeiro de 2023, ajudando a debelar os atos terroristas e golpistas que pretendiam derrubar o governo.

Cappelli também foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) no início dos anos 2000.

LEIA TAMBÉM

Refis 2023