O ex-governador do Paraná, Roberto Requião (PT), relançou a vigília “Lula Livre” durante uma entrevista ao Blog do Esmael, nesta quarta (29/3), para ‘libertar o presidente da República do sequestro realizado pelo mercado financeiro’. Além de Requião, participou do debate o vice-presidente da Federação Brasil Esperança no Paraná, Elton Barz, que também preside o PCdoB estadual. Abaixo, assista o vídeo.
“Lula livre! Lula livre! Abaixo o sequestro!”, exortou na entrevista.
Requião citou como um dos “sequestradores” de Lula o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), que, segundo o ex-governador, contraria as orientações do presidente – ao se reportar sobre a privatização da Eletrobras. Silveira disse esta semana que não tem o que fazer para reverter a venda da energética, enquanto Lula disse que irá estudar a reestatização da companhia.
O ex-governador do Paraná deixou claro que não está rompendo com Lula e o PT, mas alertando o partido e líderes de movimentos sociais sobre o perigo desse “sequestro” do presidente da República para o país. Outra evidência de que Lula está sequestrado, disse Requião, seria a manutenção do Banco Central independente, cuja proposta, ainda de acordo com o ex-governador, surgiu no governo Dilma Rousseff. Na época no Senado, Requião, Gleisi Hoffmann e Lindbergh Farias lideraram uma rebelião contra os planos do Palácio do Planalto.
Sobre uma possível pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba, nas eleições 2024, Roberto Requião afirmou que a elaboração de uma frente partidária, que discuta projetos para a capital paranaense, precede à discussão de nomes para a corrida ao Palácio 29 de Março – sede do executivo municipal. No entanto, ele não arregou da possibilidade ao dizer que tem experiência acumulada. Requião já foi prefeito de Curitiba, entre 1985 e 1988, e governou o estado do Paraná por três oportunidades.
Ainda sobre Curitiba, Requião revelou que tem um cofre no subsolo da Prefeitura de Curitiba com a ata de fundação da cidade. Ele disse que Curitiba tem 355 anos porque foi fundada com a construção do Pelourinho, em 1668.
Assista ao vídeo com a entrevista:
LEIA TAMBÉM