Requião Filho: Paraná, um cenário eleitoral com livro aberto

Requião Filho: Eu não gosto de política, diz o omisso

Somos seres políticos, não há como fugir daquilo que somos

Por Requião Filho*

Sim, a moda é dizer que não gosta de política, como se política fosse algo errado. Mas tenho uma coisa muito séria para falar. Se você não gosta, será governado por alguém que gosta, simples assim.

A política está em tudo, na luz que você paga; na água que chega, ou não chega, na sua casa; na comida que você compra; na escola que leva seus filhos; no atendimento médico; nos remédios de alto custo; na vacina; na farmácia popular…

É um político que escolhe e implanta as políticas necessárias para vivermos em segurança. É através dos políticos que as leis são feitas, que as empresas são regulamentadas e fiscalizadas, é dentro da administração pública que pulsa a vida de todos.

Não há como fugir, desde o primeiro atendimento de uma criança, do direito ao atendimento da gestante, a política rege a vida e a história.

Por isso, antes de achar bonito sair esbravejando por aí odiar políticos e a política, olhe para dentro de si, para o que você pode fazer pela sua vida e de toda a sociedade e assim saberá que querendo, ou não querendo, a política está em você.

Talvez você só esteja decepcionado consigo mesmo ou arrependido de ter depositado seu voto num maluco nas últimas eleições, em alguém que te vendeu algo que ele sabia que não poderia te entregar, e você acreditou. Mas se você se sentiu lesado, tem todo o direito de cobrar dele depois e não deixar barato nas próximas eleições. Escancare, denuncie, conte a todos sobre isso para que ninguém mais caia no mesmo buraco. Assim, vamos construindo uma transformação.

Sempre convido aqueles que criticam a integrarem um partido, a participarem das discussões dos seus municípios, estados ou país, para que possam fazer diferente e com isso, democraticamente, fazer a diferença.

Que a esperança de dias melhores estejam conosco em 2022. Feliz ano novo pra você!

*Requiao Filho, advogado, é deputado estadual pelo MDB do Paraná.