Repórteres Sem Fronteiras deixa Bolsonaro ‘pelado’ em campanha contra a desinformação

A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) lançou nesta segunda-feira, dia 22, uma campanha contra a desinformação durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Com o slogan “A verdade nua”, a ONG internacional usou uma fotomontagem do presidente Jair Bolsonaro sem roupa, coberto apenas por uma placa que informa o número de mortes causadas pelo Coronavírus e o número de casos confirmados da doença no país.

A peça foi produzida em parceria com a agência francesa BETC Paris e está disponível em 4 idiomas: francês, inglês, espanhol e português. Segundo o secretário-Geral da RSF, Christophe Deloire, o objetivo é reiterar a importância do jornalismo em relatar os fatos e informar as pessoas sobre a realidade da crise sanitária.

Repórteres Sem Fronteiras ainda lembra que o Brasil é hoje o terceiro país mais afetado pela Covid-19 e a campanha reforça a importância de conhecer os fatos para compreender a pandemia e poder agir sobre ela. O país ainda ocupa a 107ª posição entre os 180 países incluídos no ranking mundial da liberdade de imprensa, segundo a RSF.

A ONG ainda citou os constantes ataques de Bolsonaro à imprensa brasileira e “a hostilidade demonstrada por Bolsonaro contra a imprensa reflete como o presidente, sua família e seus apoiadores refinaram, ao longo de 2020, um sistema focado em desacreditar a imprensa e silenciar jornalistas críticos e independentes, considerados inimigos do Estado”.

O Brasil tem 10.168.174 casos confirmados e 246.504 mortes por covid-19 desde o início da pandemia, segundo o Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *