Relatório abre caminho para impeachment de Donald Trump nos EUA

Um relatório elaborado pela Câmara dos Estados Unidos afirma que Donald Trump colocou seus interesses pessoais acima dos interesses do país e deve sofrer impeachment.

O relatório é do comitê legislativo do processo de impedimento de Trump. O presidente teria solicitado interferência da Ucrânia para ajudar na sua própria reeleição em 2020.

LEIA TAMBÉM
Financial Times desmascara Bolsonaro e Globo com uma só cajadada

Frota simula telefonema para Trump e ridiculariza Bolsonaro; assista

Lula: Sobretaxa de Trump é resposta ao complexo de vira-lata de Bolsonaro

“O esquema do presidente Trump subverteu a política externa dos EUA em relação à Ucrânia e minou nossa segurança nacional em favor de duas investigações de motivação política que ajudariam sua campanha de reeleição”, diz o documento.

Economia

“O presidente exigiu que o recém-eleito presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciasse publicamente investigações sobre um rival político que ele aparentemente mais temia, o ex-vice-presidente Joe Biden, e sobre uma teoria desacreditada de que foi a Ucrânia, não a Rússia, que interferiu nas eleições presidenciais de 2016.”

Segundo o documento, as evidências de conduta imprópria são “impressionantes” e há também evidências de obstrução do (inquérito do) Congresso”.

Trump nega todas as acusações e classificou o inquérito de “caça às bruxas” e “antipatriótico”.

As informações são da BBC.