Queda de Sergio Moro nas pesquisas faz Ratinho Junior repensar apoio a Alvaro Dias no Paraná [ouça]

Ao vivo: Ratinho Junior promete anunciar aumento de 48% para professores; demais servidores públicos pedem isonomia

Daqui a pouco, às 11h, o governador Ratinho Junior (PSD), e o secretário da Educação, Renato Feder, prometem anunciar aumento de 48% nos salários dos professores.

O pacote que eles chamam de “valorização profissional dos professores do Paraná” valerá tanto do quadro próprio quanto para o do Processo Seletivo Simplificado (PSS).

O reajuste de 48% para o magistério foi noticiado com “exclusividade” pela RPC/Globo na noite de sexta-feira (03/12).

“Nossa produção apurou com fontes do governo que professores da rede estadual vão receber aumento de salários. Para quem está no início da carreira, o piso passa de R$ 3.700 para R$ 5.500, reajuste de 48,7%”, disse o âncora do telejornal. No entanto, disse o jornalista, o reajuste médio da categoria será de 20%.

A APP-Sindicato reivindica 30% de reajuste para repor perdas inflacionárias desde 2016. Apesar o oba-oba, o governo não está nem cobrindo os atrasados com o magistério paranaense.

Outra dúvida que surgiu no distinto público: início de carreira?

O último concurso para professores no Paraná foi realizado no ano de 2013, ou seja, estão quase se aposentando… Não há educadores em início de carreira no Paraná, portanto.

Propaganda ou não, após o foguetório do fim de semana, o governador Ratinho Junior já começou a ser questionados pelos demais servidores públicos do estado no início desta semana.

O conjunto dos servidores exige tratamento equânime no contracheque de Natal.

Policiais militares e civis, peritos, advogados e procuradores, agrônomos, auditores fiscais, professores e técnicos no ensino superior, técnicos agropecuários, funcionários da saúde, enfim, o funcionalismo geral também quer 48,7% de reajuste nos salários.

Moral da história, segundo o Palácio Iguaçu: moça bonita não paga, mas também não leva.

Acompanhe ao vivo

Leia também

APP-Sindicato elege Walkiria Olegário Mazeto: a luta continua contra calote de Ratinho Junior

Beto Richa sobre os professores: “eles dizem que hoje sentem saudades do meu governo” [ouça]

Vem aí a CPI da Segurança Pública para investigar omissões do governo Ratinho Junior [vídeo]