Ratinho Junior autoriza aumento de 4,96% na tarifa de água em maio e já avisa novíssimo reajuste depois das eleições

► Após tarifaço de maio, governo já anuncia outro novíssimo reajuste na conta de água a partir de abril de 2023
► Está ruim agora? Espere para ver depois das eleições…

O governo de Ratinho Junior (PSD) autorizou a aplicação de um reajuste de 4,96% na tarifa de água e esgoto no dia 17 de maio.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), cujo acionista é o governo do Paraná, obteve autorização para o novo aumento da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar).

O governo Ratinho, no entanto, promete o próximo reajuste somente depois das eleições de outubro, qual seja, a partir de abril de 2023.

Pelo que se vê, o aumento na conta de água foi “parcelado” para diminuiu rejeição ao govenador durante a eleição. É o mesmo script adotado para o pedágio, que terá mais 15 praças e aumentos na tarifa em degraus.

Moral da história: está ruim agora? Espere para ver depois das eleições…

Repercussão do aumento na conta de água

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Arilson Chiorato (PT), disse que a feliz páscoa do governador Ratinho Junior foi a autorização do reajuste na conta de água de 4,96% e mais lucro para os acionistas da Sanepar. Ele ainda lembrou que, sob o atual governo, a Copel ganhou prêmio por ser a maior distribuidora, não de energia, mas de lucro aos acionistas privados. “E o povo paga a conta”, criticou.

– Vem aí mais 5% na tarifa de água… Os sócios da Sanepar felizes. Esse é o Paraná inovador do Rato Massa – escreveu o ex-senador Roberto Requião, pré-candidato do PT ao governo do Paraná, adjetivando o nome do atual governado do estado.

Veja também  Ratinho Junior anuncia formação de "consórcio" com Progressistas; governador do PR pretere Alvaro ao Senado

Leia a íntegra do comunicado da Sanepar sobre o aumento de 4,96% na tarifa de água

FATO RELEVANTE

A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, em cumprimento ao disposto na Resolução CVM nº 44/2021, comunica a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral que o Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná – AGEPAR decidiu, na Reunião Extraordinária nº 013/2022, realizada nesta data, homologar o Reajuste Tarifário Anual (IRT) sobre a tarifa de equilíbrio preliminar, resultante da 1ª etapa da 2ª Revisão Tarifária Periódica (2ª RTP), mantendo-se constante o valor da parcela B, por meio de índice de Reajuste tarifário fixado em 4,963%, com aplicação da tarifa média de R$ 5,9488/m3.

A diferença entre os valores atuais da Parcela B com os valores efetivamente encontrados ao fim da 2ª etapa da 2ª Revisão Tarifária Periódica (2ª RTP) deverão ser calculados na parcela de compensações.

O referido reajuste será aplicado a partir de 17 de maio de 2022.

Curitiba, 13 de abril de 2022.

Abel Demetrio
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores