Rafael Greca: Curitiba 324 anos. Viva Curitiba!

O prefeito Rafael Greca (PMN) celebra na coluna desta quarta-feira, 29 de março, os 324 anos de Curitiba. “Nossa cidade cresceu, virou uma metrópole, os problemas vieram junto e, nos últimos anos, a cidade não foi bem cuidada”, dispara.

Curitiba 324 anos. Viva Curitiba!

Rafael Greca*

Há exatos 324 anos, o capitão-povoador Matheus Martins Leme instalou a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, logo após promover a primeira eleição para a Câmara de Vereadores do povoado.

Mas foi em 1721 que viramos Curitiba, pelas mãos do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça. Pardinho, aliás, foi nosso primeiro ambientalista. Ele determinou aos habitantes que tivessem cuidados com a natureza, o corte de árvores só poderia ser feito em determinadas áreas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro, nosso Rio Belém. Viram, eu não estou inventando moda quando reclamo da sujeira nos rios e do corte de árvores, principalmente nossa Araucária.

Com a emancipação do Paraná, em 1853, Curitiba se tornou capital, e começou a escrever sua grande história. Terra do pinhão, da erva-mate, da gralha azul, da canaleta do Expresso, do leite quente, da gengibirra e da vina, do Barigui e do Tanguá.

Curitiba dos imigrantes, de todos os povos, do polaco Leminski ao bosque do Alemão.

Há 24 anos, a cidade me deu a honra de ser o prefeito dos 300 anos, começando uma gestão de celebração e conquistas.

Fizemos os Faróis do Saber, o Restaurante Popular, asfalto por toda a cidade, o Parque Tanguá, o Bairro Novo.

Hoje, Curitiba completa 324 anos e tenho a honra de ser seu prefeito novamente. Nossa cidade cresceu, virou uma metrópole, os problemas vieram junto e, nos últimos anos, a cidade não foi bem cuidada.

Veja também  Senado aprova projeto proibindo fura-fila na vacinação contra a covid-19

Mas nós vamos resolver, porque Curitiba merece. Nós vamos retomar a qualidade de vida e o desenvolvimento, porque os curitibanos são trabalhadores, honestos e querem o melhor para a sua cidade.

Curitiba está voltando ao caminho do sucesso, a Curitiba do Saúde Já, do Vale do Pinhão, do avanço no transporte, da integração metropolitana, da melhor educação do Brasil. Curitiba mais humana, inovadora e acolhedora.

Vinte e nove de março é o aniversário de todos os curitibanos, e o nosso compromisso é devolver aquela Curitiba que todos sonhamos. Parabéns para nós todos. Viva Curitiba!

*Rafael Greca é prefeito de Curitiba.

Comments are closed.