Quem vai encarar o poderio de Putin?

Há uma avaliação corrente na Europa que as sanções impostas à Rússia é “coisa para inglês ver”, como se diz no Brasil, que não farão cócegas nas pretensões do presidente Vladimir Putin.

Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia – mesmo liderando as sanções – são muito céticos e duvidam que Putin volte atrás em relação à questão do leste da Ucrânia.

Segundo especialistas europeus, Putin gradualmente investiu muito no leste da Ucrânia e, entre outras coisas, falou sobre genocídio. Então é difícil para ele fazer concessões lá. Portanto, não se deve esperar que as sanções o façam desistir. É o que pensa, por exemplo, Flemming Splidsboel Hansen, do Instituto Dinamarquês de Estudos Internacionais.

Ele compara a situação no leste da Ucrânia com a península da Crimeia, que a Rússia anexou. As sanções também não apertaram a mão de Putin.

– Putin disse que a Crimeia nunca retornará à Ucrânia, diz Flemming Splidsboel Hansen.

No entanto, ele ainda acredita que as sanções podem surtir efeito. Eles estão enviando um sinal a Putin de que uma nova escalada em outras partes da Ucrânia levará a sanções ainda mais duras.

Economia

Além disso, as sanções afetarão seriamente a economia russa e figuras-chave na Rússia.

– Agora, a UE, os EUA e o Reino Unido mostraram que estão dispostos a impor sanções. Em particular, as sanções dos EUA são duras. E a Alemanha, surpreendentemente, jogou o Nord Stream 2 na mesa imediatamente, diz Flemming Splidsboel Hansen.

O chanceler alemão Olaf Scholz tem sido criticado há muito tempo por ser muito relutante em usar o oleoduto Nord Stream 2 como arma de pressão contra Putin.

O gasoduto está programado para transportar gás da Rússia para a Europa. Assim, também pode ajudar a Alemanha a manter os preços da energia baixos.

Mas depois do anúncio de que a Rússia reconheceria as duas repúblicas separatistas do leste da Ucrânia – Luhansk e Donetsk – como independentes, as coisas de repente ficaram mais fortes.

Putin ordenou o lançamento do que ele chama de missão de paz em Luhansk e Donetsk.

Em seguida, as sanções rolaram.

A Alemanha anunciou que retardou o processo de aprovação do gasoduto Nord Stream 2.

Nos Estados Unidos, o presidente Joe Biden afirmou que os Estados Unidos imporão sanções abrangentes à Rússia. As sanções são direcionadas a dois bancos russos, a altos funcionários russos e ao acesso da Rússia ao financiamento ocidental.

Ao mesmo tempo, os 27 estados membros da UE concordaram com um pacote de sanções contra a Rússia. As sanções atingem os bancos russos e dificultam o comércio da Rússia com a UE.

– Notou-se que já estamos nesse nível de sanções. E você tem muito mais níveis nas sanções. Portanto, envia um sinal de que, se Putin continuar, nós o seguiremos, diz Flemming Splidsboel Hansen.

Ele ressalta que, embora o reconhecimento das duas repúblicas separatistas seja dramático, na verdade está no final suave do que Putin poderia escolher fazer na Ucrânia.

No extremo da escala estará uma invasão russa completa do país. As sanções podem ajudar a retardar isso.

– Você tem várias sanções econômicas e sociais que você pode usar se necessário, diz Flemming Splidsboel Hansen.

Com Ekstra Bladet