Quaest: bolsonaristas aumentam críticas ao STF na web após ação da PF

Pesquisa divulgada pela Genial Quaest neste sábado (19/7) traz o panorama de como estava as redes sociais após operação da Polícia Federal (PF) e medidas impositivas do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento acompanhou mensagens trocadas em grupos públicos alinhados à direita nesta sexta-feira (19/7), onde a cada 100 mil mensagens, 32 mil estavam relacionadas a críticas ao STF e a Moraes.

Leia também
  • Brasil

    Quaest mostra polarização nas redes sobre ação da PF contra Bolsonaro
  • Paulo Cappelli

    Felipe Neto reage a Carlos Bolsonaro após operação da PF
  • Fábia Oliveira

    Vídeo: Fafá de Belém debocha de Jair Bolsonaro durante show
  • Artigos

    Alerta a Bolsonaro: o melhor é já ir se acostumando às restrições

Mensagens sobre o fato do Bolsonaro ter de usar a tornozeleira eletrônica aparecem em seguida, com 12%. Críticas a Lula foram o terceiro maior tema mencionado nos grupos de bolsonaristas.

Na última sexta-feira (18/7), o ministro Alexandre de Moraes determinou três medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro: 1) uso de tornozeleira eletrônica; 2) proibição de contato com o filho Eduardo Bolsonaro; e 3) proibição de redes sociais.

6 imagensComboio que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Centro integrado de monitoração Eletrônica (CIME), para colocar a tornozeleira eletrônicaBolsonaro chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)Jair Bolsonaro responde jornalistas ao deixar o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)Bolsonaro nega intenção de deixar o BrasilJair Bolsonaro fala com a imprensaFechar modal.1 de 6

Fachada do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 6

Comboio que trouxe o ex-presidente Jair Bolsonaro ao Centro integrado de monitoração Eletrônica (CIME), para colocar a tornozeleira eletrônica

Samuel Reis3 de 6

Bolsonaro chegando ao Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 6

Jair Bolsonaro responde jornalistas ao deixar o Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (CIME)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 6

Bolsonaro nega intenção de deixar o Brasil

Samuel Reis6 de 6

Jair Bolsonaro fala com a imprensa

Samuel Reis

Dentro do grupo de bolsonaristas, o levantamento também observou que começaram a surgir chamados para manifestações. Estas correspondem a 2 mil a cada 100 mil menções. Por fim, e teorias da conspiração, associando STF e Lula ao Satanismo e maçonaria, corresponderam a 1 mil a cada 100 mil menções.

O levantamento também mostrou que o debate sobre as restritivas de Bolsonaro está altamente polarizado. 59% das menções manifestaram apoio à operação e reforçaram o apelo por investigação, enquanto 41% defenderam Bolsonaro, reproduzindo críticas à ação do STF e do ministro Alexandre de Moraes.

A análise da Quaest coletou mais de 1,3 milhões de menções sobre o tema nas redes, com um alcance estimado de 105 milhões de perfis por hora.

Metrópoles, site parceiro do Blog do Esmael

Acompanhe os Bastidores da Política no WhatsApp

Receba, em primeira mão, as análises e bastidores do Blog do Esmael direto no seu WhatsApp.

Entrar no Canal do WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *