PT convocou militância para ‘plantão’ na Vigília Lula Livre, há 4 anos; relembre

Há exatos quatro anos, a direção do Partido dos Trabalhadores (PT) convocada a militância e apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva para reforçar a mobilização da Vigília Lula Livre, naquela sexta-feira (8/11/2019), quando completava 580 dias de acampamento nas imediações da sede da Polícia Federal, no bairro de Santa Cândida, em Curitiba.

Caravanas de militantes vieram de diversas partes do Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Além disso, lideranças nacionais do PT e de movimentos sociais também desembarcaram na capital paranense diante da expectativa da soltura de Lula naquela tarde.

Os advogados de Lula pediram à Justiça, naquele dia, a soltura imediata do petista.

O pedido foi protocolado à juíza Carolina Lebbos (12ª Vara Federal de Curitiba) e tinha como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no dia anterior (7/11/2019) por 6 votos a 5, derrubou a prisão em segunda instância.

Lula solto e livre, como prometido, fez uma visita de agradecimento à Vigília e seguiu para São Bernardo do Campo (SP) onde se pronunciou à nação.

Economia

Havia temor dos petistas de possíveis ações protelatórias da juíza da vara de execução penal. Por isso, na época, a direção do PT pedia pressão total da militância no bairro Santa Cândida, onde fica a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

LEIA TAMBÉM:

O Blog do Esmael realizou uma ampla cobertura do processo de soltura de Lula, com informações frescas e de bastidores.