► Lula e Requião terão comitês populares organizados nos 399 municípios por sem terra e movimentos populares no Paraná
O Paraná servirá como laboratório nacional do PT, que, em Londrina, anunciou neste sábado (19/03) a criação de comitês populares Lula-Requião em todos os 399 municípios do estado.
A ideia foi anunciada pelo coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, que participou de um encontro do movimento na cidade do Norte do Paraná.
O evento denominado “Jornada de Solidariedade: Rumo aos Comitês Populares no assentamento Eli Vive” reuniu cerca de 10 mil pessoas, que ouviram os discursos do ex-presidente Lula e do novo filiado do PT, Roberto Requião, que vai disputar o governo do Paraná.
VÍDEO: Lula filia Requião no PT – Análise de Esmael Morais e Milton Alves
Segundo o PT, o evento de Londrina foi o ato inaugural do lançamento nacional dos comitês de base dos movimentos, que tem como objetivos avançar na organização dos trabalhadores e fazer o debate sobre um projeto popular para Brasil com a população nos bairros, nos locais de estudo, igrejas e espaços culturais.
A presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann, afirmou que esses comitês serão embriões de organização popular. “Precisamos de participação e apoio”, disse ela.
O evento de hoje, em Londrina, Norte do Paraná, contou ainda com as presenças da apresentadora de televisão Bela Gil e do economista Eduardo Moreira, consultor do MST.