PSB perde cinco deputados no Paraná

► Deputados estaduais Alexandre Curi, Artagão Junior, Jonas Guimarães, Luiz Claudio Romanelli e Tiago Amaral deixam o PSB no Paraná

Enquanto a direção nacional do PSB bate biela sobre a questão da federação partidária, a agremiação sofre desidratações nas bancadas federal e estaduais.

No Paraná, os socialistas perderam cinco deputados estaduais – Alexandre Curi, Artagão Junior, Jonas Guimarães, Luiz Claudio Romanelli e Tiago Amaral – para o PSD do governador Ratinho Junior.

Agora, o PSD pode ter até 12 deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).

Por outro lado, sem a federação partidária, o PSB tende a ficar com apenas um deputado federal no estado.

O Blog do Esmael anotou em primeira mão nesta terça-feira (08/03) que a executiva nacional destituiu a antiga direção estadual, que era comandada há 27 anos por Severino Araújo. O deputado federal Luciano Ducci foi nomeado como o novo mandachuva socialista no Paraná.

O deputado federal Aliel Machado pode trocar o PSB pelo PV, que já confirmou participação na federação partidária com PT e PCdoB.

Economia

A indefinição está custando caro às direções nacional e regionais do PSB, que pode murchar pela metade na Câmara e nas assembleias legislativas [ou mesmo desaparecer, como no caso do Paraná].

O PSB tem 30 deputados na Câmara, cujo número da bancada define o valor que a sigla recebe do fundo eleitoral e o tempo na propaganda gratuita.

O mundo político avalia que a salvação do PSB seria se associar ao PT, sob pena de diminuir de tamanho mesmo indicando o vice [Geraldo Alckmin] na chapa de Lula.

Nesta quarta-feira (09/03), em Brasília, os partidos da federação [PT, PSB, PCdoB e PV] voltam a conversar sobre 2022.