Professores e servidores lutam para evitar achatamento em salários no Paraná [vídeo]

Manifestantes sitiam o governador Ratinho Junior no Palácio Iguaçu

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), enfrenta rebelião de servidores públicos e dos professores. Eles estão paralisados e acompanham nesta quarta (15/12) votação de uma mensagem governamental na Assembleia Legislativa, que teve a constitucionalidade aprovada ontem (14/12).

O Projeto de Lei Complementar (PLC 12) terá votação derradeira hoje, última sessão na ALEP, que vai entrar em recesso.

A presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, em entrevista ao Blog do Esmael, convocou todos os educadores de Curitiba e região metropolitana para reforçar a mobilização na na Assembleia.

Os professores lideram um acampamento desde segunda-feira (13/12) em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, na capital paranaense.

Segundo a dirigente da APP, a luta vale a pena porque a pressão da categoria nas redes e nas ruas resultou em uma enxurrada de emendas para tentar corrigir ou amenizar pontos críticos denunciados pelo Sindicato.

Economia

Walkiria explica que foram apresentadas 16 emendas, que retornam para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã de hoje. Após, o plenário dará seu veredicto final na sessão das 14h30.

Walkiria Mazeto, presidenta da APP-Sindicato, é entrevistada pelo Blog do Esmael

Oposição tenta modificar projeto de Ratinho Junior que prejudica carreira de professores no Paraná

Ratinho Junior enfrenta greve de servidores públicos no Paraná

“Não podemos baixar a guarda”, disse Walkiria Mazeto, presidenta do Sindicato. “Isso porque as emendas da base do governo não contemplam a preocupação com o desmonte do plano de carreira”.

Nenhuma das emendas da base apresenta uma tabela salarial, o que deixa dúvidas sobre os reais valores da remuneração. Uma delas sela o achatamento da carreira, reduzindo drasticamente os porcentuais entre níveis e classes.

Já a oposição apresentou 10 emendas construídas em conjunto com a APP, incluindo a manutenção da tabela atual dos professores e a revogação das alterações no adicional noturno de professores e funcionários.

Em greve, educadores de todo o estado permanecem acampados no Centro Cívico e acompanharão a votação a partir das 8h da manhã. O Sindicato convoca a todos a se somarem à resistência.

“É a batalha final de 2021 e será definidora para o nosso futuro. Mais do que nunca, a participação de cada um e cada uma é fundamental”, convoca Walkiria.

Assista ao vídeo da mobilização.

O deputado Arilson Chiorato (PT) disse que propôs uma emenda para estender o auxílio-alimentação para todos os servidores da Segurança Pública, modificando a proposta apresentada pelo governo do Paraná, que restringiu o benefício a alguns grupos. “Não há argumentos que justifique que alguns recebam auxílio e outros não”, justificou.

Arilson ainda afirmou que a comunidade escolar está em greve pela valorização dos profissionais da educação. “Vamos vencer e não deixar retroceder!”, exaltou. “Três dias de vigília no Centro Cívico, em Curitiba”, ao estabelecer que é contra a retirada de direitos dos trabalhadores.