Julio Laureci

Professores do CEP, o maior do Paraná, vão à Justiça contra suspeita de fraude na eleição para diretor

Professores do Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado com 5 mil alunos, irão à Justiça contra suspeita de fraude na eleição para diretor. Eles devem impetrar um mandado de segurança contra a comissão eleitoral, pedindo a destituição do colegiado, e estabelecer uma nova data da eleição.

A comunidade escolar de cerca de 2,1 mil estabelecimentos da rede pública foi chamada para escolher –em plena pandemia– as novas direções no próximo dia 7 de julho. O sistema de votação será digital, em urnas não auditáveis.

O professor Júlio César Muchenski, da oposicionista Chapa 2, disse ao Blog do Esmael nesta segunda-feira (28/6) que o debate está censurado no CEP. “A chapa situacionista, ligada ao governador Ratinho Junior (PSD), tem maioria na comissão eleitoral, que desequilibra a disputa. Não há equiparação de armas”, denunciou.

A Chapa 1 é encabeçada pela pedagoga Laureci Schmitz. Ela estava lotada em um cargo em comissão na Secretaria de Estado da Educação (SEED), no entanto, a pedido do secretário da Educação, Renato Feder, ela foi enviada como interventora no Colégio Estadual.

Leia também

“Alegando sofrer censura pela comissão eleitoral, Muchenski apelou para o humor e técnicas do “cinema mudo” [vídeo abaixo] para chamar a atenção da comunidade escolar para os problemas na eleição do CEP.

“Vivemos tempos estranhos”, completou o professor Júlio Muchenski,

As escolas da rede da educação básica estadual estão sob intervenção desde 2020, quando o governador aproveitou a pandemia para passar a boiada antidemocrática, ou seja, destituir direções efetivamente eleitas e intervir com equipes pedagógicas mais dóceis ao Palácio Iguaçu.

O sistema público de ensino tem 1,1 milhão de alunos e 120 mil educadores, no entanto, a comunidade escolar chega a 6 milhões de pessoas no Paraná.

Segundo definição da SEED, a comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.

Assista ao vídeo da chapa 2

PS: o Blog do Esmael se dispõe a realizar um debate entre os coordenadores da Chapa 1 e 2 no CEP.