Por que os trabalhadores estão morrendo nas obras de Curitiba?

Curitiba, uma das maiores cidades do Brasil, tem vivido um momento difícil no que diz respeito aos trabalhadores da construção civil. Em menos de um mês, três graves acidentes envolvendo desabamentos de estruturas prediais aconteceram na cidade. A última vítima foi Reginaldo Barbosa de Almeida, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local enquanto trabalhava na demolição de um imóvel.

A morte de Reginaldo, assim como as outras duas, levanta a questão de “por que os trabalhadores estão morrendo nas obras de Curitiba?”. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil (Sintracon), a resposta é clara: falta de segurança.

Segundo o Sintracon, todas as mortes poderiam ter sido evitadas se as normas de saúde e segurança fossem devidamente aplicadas. No entanto, não é isso que tem sido visto na maioria dos casos, principalmente quando há vítimas fatais.

Economia

O sindicato esteve presente no local do acidente para averiguar a situação e tomar as providências cabíveis junto aos órgãos responsáveis. A entidade também ofereceu denúncia sobre o acidente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Além disso, o Sintracon tem exigido mais fiscalização dos órgãos públicos e que as empresas cumpram rigorosamente com todas as normas de segurança. “Estamos presenciando uma série de graves acidentes na construção civil de Curitiba e não podemos deixar de nos indignar com a morte de nossos companheiros”, protestou o presidente do Sintracon Curitiba, Laureno Grunevald (Lauro).

Natal Foz

O sindicato também apurou que os trabalhadores envolvidos nos acidentes não estavam registrados em carteira de trabalho, o que caracteriza a precarização do trabalho. Essa irregularidade é uma das formas pelas quais as empresas acabam não cumprindo as normas de segurança, o que aumenta o risco de acidentes.

É importante lembrar que a construção civil é uma das áreas mais perigosas do mundo, por isso, as normas de segurança devem ser levadas a sério. Os acidentes são evitáveis e devem ser investigados e punidos com rigor para que não voltem a acontecer. O sindicato tem um papel importante na defesa dos trabalhadores e na luta pela melhoria das condições de trabalho.

Fica registrada a solidariedade do Blog do Esmael com o trabalhadores da construção civil.

LEIA TAMBÉM