Por 57 votos a 43, Trump é absolvido pelo Senado dos EUA

O ex-presidente Donald Trump foi absolvido no julgamento do Senado, neste sábado (13), pelo placar de 57 votos a 42 no segundo processo impeachment que ele enfrentou nos Estados Unidos.

Para que o Senado dos EUA aprovasse o impeachment de Trump, seriam necessários 67 votos favoráveis dos senadores. Portanto, o ex-presidente conseguiu 10 votos a mais como margem de segurança.

Depois de uma discussão sobre convocar testemunhas, os senadores democratas e republicanos votaram e decidiram pela absolvição. A decisão é definitiva e não cabe recurso.

Acusado pelos democratas de “incitação à insurreição”, por causa da violenta invasão do Congresso no dia 6 de janeiro por seus seguidores, para tentar impedir a certificação da eleição do presidente Joe Biden, Trump foi absolvido.

Se Trump fosse condenado, uma segunda votação, por maioria simples, poderia torná-lo inelegível, impedindo-o de concorrer em 2024, por exemplo. A

Alguns republicanos que responsabilizam Trump pela invasão do Capitólio votarão pela absolvição porque consideram que o impeachment de um ex-presidente é inconstitucional e também porque temem se indispor com a base trumpista, que domina o partido.

Economia

A deputada republicana Jamie Herrera Beutler disse à CNN na sexta-feira que ouviu, juntamente com colegas da bancada, do líder de seu partido na Câmara, Kevin McCarthy, o relato de uma conversa telefônica com o Trump, no qual ficou claro que o então presidente não se opunha à violência dentro do Congresso.

Trump, segundo o relato, cobrou de McCarthy mais empenho na resistência à certificação de Biden, enquanto o líder republicano pedia ao então presidente que ordenasse aos seguidores que deixassem o Capitólio.

Os deputados democratas que servem de promotores iam propor convocar Beutler como testemunha. A defesa de Trump ameaçou convocar testemunhas também e fazer o processo se arrastar por semanas ou meses. Os dois lados chegaram a um acordo, e o depoimento da deputada republicana foi depositado como prova do processo.