Policiais militares estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná [vídeos]

Desde sábado (05/03), policiais militares e policiais penais estão acampados em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, para reivindicar reposição salarial, estabelecer jornada de trabalho e cobrar do estado o pagamento de horas extras devidas.

A manifestação organizado pelo Acampamento de Veteranos, Ativa e Pensionistas da Polícia Militar teve início durante cerimônia de jipeiros, o Rally Transparaná, que previa a participação do governador Ratinho Junior (PSD). No entanto, o mandatário estadual não compareceu ao saber do protesto.

A festa do Transparaná tem o patrocínio de empresas públicas como Copel, Sanepar, Itaipu, e BRDE.

O governador também não compareceu na abertura da Expobel 2022, em Francisco Beltrão, no Sudoeste, temendo mais uma manifestação de policiais militares no sábado.

Segundo a organização do movimento em frente à sede do governo, o acampamento é por tempo indeterminado: até que o governador Ratinho Junior atenda todas as reivindicações.

2 mil funcionários de prefeitura-vitrine do governador Ratinho Junior entram em greve no Paraná

Nos últimos protestos no interior do estado, principalmente em Londrina e Cornélio Procópio, Ratinho Junior e seu secretário de Segurança [Romulo Marinho] foram vaiado por PMs, policiais penais, professores, e demais servidores públicos desgostosos com promessas salariais de campanha não cumpridas.

Economia

O movimento dos policiais e bombeiros militares, pensionistas, conta também com a participação dos policiais penais – que atuam nas penitenciárias – e do funcionalismo público do estado.

Em frente ao Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora Salete, Centro Cívico, além dos profissionais da segurança pública, deputados estaduais e federais passam por lá para saudar os manifestantes. Dentre eles, o deputado estadual Soldado Fruet (PROS), e o deputado federal Sargento Fahur (PSD).

O Palácio Iguaçu vê dedo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) nessas manifestações de profissionais de segurança pública.

Veja os vídeos em frente ao Palácio do Planalto:

Deputado estadual Soldado Fruet (PROS)

Deputado federal Sargento Fahur (PSD)