Petrobras desiste de mais uma privatização após ser enquadrada pelo governo Lula

Após ser enquadrada pelo governo Lula, a Petrobras desistiu de mais uma privatização de suas subsidiárias – que sarcasticamente o processo de venda de ativos é chamado de “desinvestimento”.

A estatal disse na noite desta terça (24/1), por meio de nota, que encerrou o processo de venda da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III), em Três Lagoas, estado do Mato Grosso do Sul.

Lula prometeu na campanha não privatizar e não deixar privatizar nenhuma empresa de energia no país durante seu governo.

Economia

No caso da UFN-III, embora não seja energia, é estratégica para a segurança alimentar dos brasileiros. A empresa fabrica fertilizantes que são utilizados na agricultura.

A atual ministra do Planejamento, Simone Tebet, foi prefeita do município de Três Lagoas (MS).

Natal Foz

No último 19 de dezembro, antes mesmo da posse de Lula, a Petrobras já havia comunicado a desistência da venda da Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), no município de Araucária, na região metropolitana de Curitiba.

Abaixo, leia a íntegra do comunicado da Petrobras;

NOTA À IMPRENSA

Petrobras informa sobre a venda da UFN-III

24 de janeiro de 2023

A Petrobras, em continuidade ao comunicado divulgado em 29/08/2022, informa que, observada a governança interna aplicável, foi aprovado o encerramento do processo competitivo, que estava na fase vinculante, para venda integral da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN-III).

A Petrobras avaliará seus próximos passos relacionados ao desinvestimento do ativo em questão, em alinhamento ao Plano Estratégico 2023-2027 vigente, e reforça o seu compromisso com a ampla transparência de seus projetos de desinvestimento e de gestão de seu portfólio.

Sobre a UFN-III

A UFN-III é uma unidade industrial de fertilizantes nitrogenados localizada em Três Lagoas, no estado de Mato Grosso do Sul. A construção da UFN-III teve início em setembro de 2011, mas foi interrompida em dezembro de 2014, com avanço físico de cerca de 81%. Após concluída, a unidade terá capacidade projetada de produção de ureia e amônia de 3.600 t/dia e 2.200 t/dia, respectivamente.

LEIA TAMBÉM