Pesquisa Datafolha para presidente nesta sexta-feira; siga pelo Blog do Esmael

A primeira pesquisa do Datafolha sobre a disputa para presidente no segundo turno ainda não foi divuglada, mas já causa dor de barriga, insônia e ranger de dentes no Palácio do Planalto. O presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) está em desvantagem na corrida eleitoral.

A pesquisa Datafolha virá à tona na noite desta sexta-feira, 7 de outubro. O levantamento foi contratado pela TV Globo e Folha de S.Paulo, por R$ 467.894,00,

O Datafolha promete ouvir 2.884 eleitores brasileiros entre quarta (05/10) e sexta-feira (07/10). A margem de erro estimada é de dois pontos para mais ou para menos.

No primeiro turno, Lula obteve 57.257.473 (48,43% dos votos válidos) e Bolsonaro alcançou 51.071.106 (43,20%) dos votos, respectivamente.

O Datafolha deve repetir o Ipec – antigo Ibope -, que mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abrindo dez pontos de vantagem sobre o inquilino do Palácio do Planato.

Economia

Bolsonaro vai à loucura contra as pesquisas

Atrás nas intenções de voto, Bolsonaro considera “palhaçada” as pesquisa do Ipec e Datafolha.

– Começou agora de novo né? Oito pontos a diferença. Eu consegui apoio esses dias dos governadores de Minas Gerais, Zema, do Rio de Janeiro, Claudio Castro. Também de São Paulo, Rodrigo Garcia, vamos receber amanhã do Ronaldo Caiado, de Goiás. Hoje tivemos do Ratinho, do Paraná – disse o presidente.

No entanto, Bolsonaro não explicou que esses governadores já o apoiaram no primeiro turno. Ou seja, ele está requentando as manifestações para gerar fatos no segundo turno. [O Blog do Esmael aborda esse tema neste post aqui.]

Bolsonaro ainda continua contestando as pesquisas: “Tivemos ainda a bancada do agro, da frente parlamentar da agricultura querendo nossa reeleição. À tarde tivemos 60 senadores presentes aqui demonstrando apoio à continuidade do nosso projeto.”

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

LEIA TAMBÉM