Novas explosões em Cabul, no Afeganistão, deixa ao menos 12 americanos mortos

Novas explosões em Cabul, no Afeganistão, deixam ao menos 12 americanos mortos

Agências internacionais de notícias afirmam que houve novas três explosões na capital do Afeganistão, Cabul, perto do aeroporto. Ao menos 12 americanos estão entre os mortos, em processo de retirada às pressas criticado pelos países aliados na ocupação há 20 anos.

Um explosão poderosa atingiu a capital afegã, Cabul, na noite de quinta-feira (26/08) e criou temores de que este fosse um novo ataque. Mas, segundo um porta-voz Taleban, foi uma explosão controlada pelos militares dos EUA, que estariam destruindo munições.

Os militares americanos não fizeram comentários acerca da informação dos afegãos.

Antes dessa explosão, supostamente controlada pelas forças americanas, testemunhas disseram que a última explosão ocorreu em uma área a cerca de três a quatro quilômetros do aeroporto.

Na manhã desta quinta-feira, dois homens-bomba atacaram a área ao redor do aeroporto de Cabul. Nesse atentando, dezenas de pessoas foram mortas. Dentre elas estão pelo menos 12 soldados americanos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que as tropas americanas deixarão completamente o Afeganistão no dia 31 de agosto. Os países aliados, como a França, encurtaram ainda mais esse caminho. Emmanuel Marcron afirmou que os franceses sairão da zona de guerra nas próximas horas.

Assista pronunciamento de Biden [em inglês]

Leia também

Biden reafirma que os EUA deixarão o Afeganistão até 31 de agosto

Você sabia que 1 milhão morreram no Brasil por violência intencional enquanto 174 mil morreram no Afeganistão em 20 anos de guerra?

Derrotados e humilhados, Estados Unidos fogem do Taleban após 20 anos de ocupação no Afeganistão