Nova pesquisa para presidente promete abalar as estruturas enquanto Bolsonaro viaja pela Rússia e Hungria

O PoderData promete nova pesquisa presidencial para a próxima quarta-feira, dia 16 de fevereiro, capaz de abalar as estruturas enquanto Jair Bolsonaro (PL) visita Rússia e Hungria.

A PoderData é um braço do site Poder360, do jornalista Fernando Rodrigues, que declarou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) valor de R$ 103.715,00 pela sondagem.

A subsidiária de pesquisa do Poder360 promete ouviu 3 mil eleitores brasileiros e apresentar um levantamento com margem de erro máxima prevista é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mais modesto, o banco XP Investimentos, que pertence ao Itaú, vai gastar R$ 42.000,00 por uma pesquisa do Ipespe para divulgação na sexta-feira (18/02).

Os dois institutos de pesquisa – PoderData e Ipespe – utilizam praticamente o mesmo método de coleta de dados por telefone fixo e celular, porém com quantidades de entrevistados diferentes.

[O Ipespe anuncia mil entrevistas e margem de erro estimada de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.]

Economia

A última pesquisa do Ipespe, na semana passada, mostrou a possibilidade crescente de vitória de Lula (PT) no primeiro turno, a consolidação de Bolsonaro na segunda posição e o desabamento do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos).

Na prática, as pesquisas estão indicando que a “terceira via” foi um sonho de verão da velha mídia corporativa e que terá de admitir a polarização entre Lula e Bolsonaro porque pode doer menos.