‘No Meu Bule Não’ defende boicote a marcas de café por despejo a quilombolas

“No Meu Bule Não” é uma campanha de conscientização sobre a ação de despejo de 450 famílias do Quilombo Campo Grande, em Minas Gerais. A campanha divulgada nas redes sociais defende o boicote às empresas e marcas de café que se beneficiarão do despejo.

Os agricultores estão há 20 anos no c e podem ser despejados a qualquer momento

As famílias denunciam que interesses econômicos do “barão do café” João Faria da Silva estão por trás do despejo.

Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a empresa do fazendeiro quer arrendar a terra para expandir seu cafezal.

Os organizadores da campanha “No meu Bule Não” pedem para que os consumidores evitem comprar as marcas de café vinculadas de alguma forma a João Faria da Silva, proprietário de mais de 18 milhões de pés de café e um dos maiores exportadores do produto do país.

“Segundo o próprio João Faria da Silva, empresas como a Nestlé e a Jacob’s Douwe Egberts são seus maiores compradores. Elas produzem marcas como Nespresso, Nescafé, Caboclo, Pilão, Café Pelé, Café do Ponto, L’OR, Damasco e Senseo, entre outras.”

Economia

O juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior, da Comarca de Campos Gerais (MG), determinou o despejo no último dia 7 de novembro..

O MST está articulando seus advogados para contestar a decisão e as famílias prometem resistir à ação.

Em 2016 foi feito um acordo de recuperação judicial, apesar de a falência já haver transitado em julgado, e a maior parte da área foi arrendada a Faria, segundo o movimento.

De acordo com a campanha, em 20 anos os agricultores assentados na localidade investiram cerca de R$ 20 milhões em estrutura e plantações. “Hoje produzem cerca de 510 toneladas de café Guaií por ano. O despejo também deve prejudicar a cidade, já que muitos alimentos comercializados são produzidos no quilombo”, dizem os organizadores.

Visite a página da campanha no Facebook.

Com informações da Rede Brasil Atual.