Não deu para Bolsonaro: Time escolhe Elon Musk como Pessoa do Ano 2021

Deu ruim para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que esperava ser escolhido como Pessoa do Ano 2021 pela revista americana Time. A tradicional capa da publicação foi reservada nesta edição para Elon Musk -reconhecidamente o homem mais rico do mundo.

Bolsonaro alimentou o sonho de ser a capa da revista Time depois que robôs, operando desde os Estados Unidos, votaram no mandatário brasileiro em uma enquete da Time. Fugaz, o inquilino do Palácio do Planalto foi “eleita” como a pessoa mais influente do mundo.

No entanto, nesta segunda-feira (13/12) veio o choque de realidade: Elon Musk foi escolhido como a Pessoa do Ano 2021.

O homem mais rico do mundo não possui uma casa e recentemente vendeu sua fortuna. Ele põe satélites em órbita e usa o sol; ele dirige um carro que criou que não usa gasolina e quase não precisa de um motorista. Com um movimento do dedo, o mercado de ações dispara ou desmaia. Um exército de devotos paira sobre cada uma de suas declarações. Ele sonha com Marte enquanto cavalga a Terra, queixo quadrado e indomável. Ultimamente, Elon Musk também gosta de tweetar ao vivo seus cocôs.“Apenas deixando alguns amigos na piscina”, informou o zilionário de 50 anos a seus 66 milhões de seguidores no Twitter na noite de 29 de novembro, tendo informado anteriormente que pelo menos metade de seus tweets eram “feitos em um trono de porcelana”. Após um intervalo – 21 minutos, se você precisa saber – uma atualização: “Splish splash.”

“Às vezes eu atinjo algumas notas ressonantes com respeito ao humor”, diz Musk sobre suas expressões pueris. É um dia quente e ventoso de dezembro na Starbase, sua nova fábrica de foguetes e instalação de lançamento no extremo sul do Texas. Dois de seus foguetes de nave estelar – reluzentes, de nariz pontiagudo, 50 metros silos de aço inoxidável – destacam-se atrás dele ao sol poente. “Mas você sabe, nem todas as piadas chegam.”

Este é o homem que aspira salvar nosso planeta e nos dar um novo para habitar: clown, gênio, edgelord, visionário, industrial, showman, cad; um híbrido maluco de Thomas Edison, PT Barnum, Andrew Carnegie e Watchmen ’s Doctor Manhattan, o homem-deus taciturno de pele azul que inventa carros elétricos e se muda para Marte. Sua empresa de foguetes inicial, SpaceX, ultrapassou a Boeing e outras empresas para se tornar proprietária do futuro de viagens espaciais da América. Sua montadora, a Tesla, controla dois terços do mercado multibilionário de veículos elétricos em que foi pioneira e está avaliado em US$ 1 trilhão. Isso fez de Musk, com um patrimônio líquido de mais de US$ 250 bilhões, o cidadão privado mais rico da história, pelo menos no papel. Ele é um jogador em robôs e solar, criptomoeda e clima, implantes de cérebro-computador para afastar a ameaça da inteligência artificial e túneis subterrâneos para mover pessoas e cargas em super velocidades. Ele domina Wall Street: “A maneira como as finanças funcionam agora é que as coisas valem não com base em seus fluxos de caixa, mas na proximidade de Elon Musk”, escreveu o colunista da Bloomberg Matt Levine em fevereiro, depois do “Gamestonk !!” de Musk o tweet saltou a mania do estoque de memes para a estratosfera. Fotografia de Mark Mahaney para TIME.

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Musk passou a vida desafiando os odiadores; agora, ao que parece, ele finalmente está em posição de colocá-los em seus devidos lugares. Pois 2021 foi o ano de Elon não consolidado. Em abril, a SpaceX ganhou o contrato exclusivo da NASA para colocar astronautas americanos na Lua pela primeira vez desde 1972. Em maio, Musk apresentou o Saturday Night Live.Em outubro, a gigante da locadora de automóveis Hertz anunciou que planejava adicionar 100.000 Teslas à sua frota. As missivas juvenis de seu avatar inconfundivelmente fálico no Twitter vieram dias depois que um de seus foguetes lançou o primeiro teste de defesa planetária antiasteróide da NASA; algumas semanas antes de outro lançar uma missão inédita para estudar raios-X cósmicos; e em meio à venda de 10% de suas ações da Tesla por Musk, um processo que agitou os mercados, custou-lhe bilhões e deve gerar receita fiscal suficiente para financiar o Departamento de Comércio por um ano. A venda foi motivada por uma pesquisa no Twitter que Musk postou em um ataque de ressentimento com as propostas dos senadores liberais aos bilionários fiscais.

Muitas pessoas são descritas como maiores do que a própria vida, mas poucos o merecem. Quantos de nós realmente excedemos nossa expectativa de vida? Quantas farão parte dos livros digitais que nossos descendentes viajantes do espaço estudarão? Como Shakespeare observou em Júlio César, é muito mais fácil ser lembrado por fazer o mal do que por fazer o bem. Quantos deixarão uma marca no mundo – muito menos no universo – por suas contribuições e não por seus crimes? Há poucos anos, Musk foi amplamente ridicularizado como um vigarista louco à beira de falir. Agora, este tímido sul-africano com síndrome de Asperger, que escapou de uma infância brutal e superou a tragédia pessoal, inclina os governos e a indústria à força de sua ambição. Almíscar na Tesla Gigafactory em Grünheide, Alemanha, em outubro. 9 Patrick Pleul — Picture-Alliance / DPA / AP

Para Musk, sua vasta fortuna é um mero efeito colateral de sua capacidade não apenas de ver, mas de fazer coisas que os outros não podem, em arenas onde as apostas são existenciais. “Ele foi criado em um ambiente difícil e nasceu com um cérebro muito especial”, diz Antonio Gracias, amigo próximo de Musk há duas décadas, que ocupou cargos nos conselhos da Tesla e da SpaceX. “Noventa e nove vírgula nove por cento das pessoas nessa situação não saem disso. Uma pequena porcentagem sai disso com a habilidade que ele tem de tomar grandes decisões sob pressão extraordinária e o impulso sem fim para mudar o curso da humanidade. ”

Essa ambição cósmica raramente vem sem consequências, e Musk ainda deve responder às autoridades terrenas. Suas empresas enfrentaram acusações de assédio sexual e más condições de trabalho; em outubro, um júri federal ordenou que Tesla pagasse US$ 137 milhões a um funcionário negro que acusou a montadora de ignorar o abuso racial. As empresas também foram multadas por inúmeras violações regulatórias. Os federais estão investigando o software Autopilot da Tesla, que esteve envolvido em um número alarmante de acidentes com veículos de emergência estacionados, resultando em ferimentos e morte. A expansão da empresa na China exigia aproximar-se de seus autocratas repressivos.

O impacto de seu estilo de dirigir duro sobre a equipe é lendário. Antigos associados descreveram Musk como mesquinho, cruel e petulante, especialmente quando frustrado ou desafiado. Recentemente, ele se separou do músico experimental Grimes, mãe de seu sétimo filho. “Ele é um sábio quando se trata de negócios, mas seu dom não é a empatia com as pessoas”, diz seu irmão e parceiro de negócios Kimbal Musk. Durante a pandemia de COVID-19, ele fez declarações minimizando o vírus, quebrou os regulamentos de saúde locais para manter suas fábricas funcionando e aumentou o ceticismo sobre a segurança das vacinas. Musk diz à TIME que ele e seus filhos elegíveis são vacinados e que “a ciência é inequívoca”, mas que ele se opõe aos mandatos da vacina: “Você está se arriscando, mas as pessoas fazem coisas arriscadas o tempo todo”, diz ele sobre os não vacinados. “Acredito que devemos estar atentos à erosão da liberdade na América”. A vasta extensão da miséria humana pode parecer uma reflexão tardia para um homem com os olhos em Marte.

Musk é facilmente escalado como um supervilão arrogante, misturado com os manos da tecnologia e os playboys espaciais, para quem o dinheiro é o marcador de pontos e os foguetes são o brinquedo definitivo. Mas ele é diferente: ele é um magnata da manufatura – movendo metal, não bytes. Seus foguetes, construídos do zero sobre a visão de quebrar moldes de um autodidata, economizaram bilhões de contribuintes, revigoraram os sonhos espaciais da América e estão lançando satélites para expandir o acesso à Internet em todo o mundo. Se a Tesla cumprir suas promessas, terá o potencial de desferir um grande golpe contra o aquecimento global. O homem do futuro, onde a tecnologia torna todas as coisas possíveis, é um retrocesso ao nosso glorioso passado industrial, antes que a América estagnasse e parasse de produzir qualquer coisa, exceto regras, restrições, limites, obstáculos e Facebook.

“Ele é um humanista – não no sentido de ser uma pessoa legal, porque ele não é”, diz Robert Zubrin, fundador da Mars Society, que conheceu Musk em 2001, quando o jovem milionário pontocom recém-formado enviou um grande cheque não solicitado para a organização. “Ele deseja a glória eterna por realizar grandes ações e é um trunfo para a raça humana porque define uma grande ação como algo que é ótimo para a humanidade. Ele está ávido por glória. O dinheiro para ele é um meio, não um fim. Quem hoje avalia Thomas Edison com base em quais de suas invenções geraram lucro? ”

Apesar de todas as suas qualidades atípicas, Musk também incorpora o zeitgeist desta era liminar. Este foi o ano em que emergimos da praga de cem anos apenas para descobrir que não havia normal para voltar, um ano que parecia a cúspide de um bravo ou terrível mundo novo, sem ninguém no comando e tudo para renegociação – de como trabalhamos e viajamos para o que encontramos significado e estimamos. Musk é o nosso avatar de possibilidades infinitas, nosso portador de um mundo refeito, onde as práticas desgastadas são deixadas de lado e o sem precedentes se torna lógico, onde a Terra e a humanidade ainda podem ser salvas. Talvez nenhum homem deva ter todo esse poder. Talvez essa visão de um bem maior tenha um custo humano. Mas se muitos nunca votaram ou se inscreveram para a viagem selvagem de gravidade zero de Musk, isso não importa para ele.


Musk abaixa sua grande estrutura sob o enorme anel de aço que segura o foguete mais alto e mais poderoso já projetado e observa as dezenas de bicos de motor que irão acioná-lo. Seu cachorrinho fofo e cinza, Marvin, segue de perto os saltos de suas botas pretas de cowboy, que Musk combinou com uma jaqueta preta Tom Ford e jeans pretos. Seu entusiasmado tagarelice técnico de repente fica quieto; ele vê algo na massa retorcida de tubos de metal que o desagrada. “Se um motor pegar fogo”, explica ele, “queremos garantir que o fogo não se espalhe por todo o volume”. Existem barreiras entre os motores para esse propósito, mas ele não está convencido de que sejam suficientes.

Musk tem um aperto de mão suave e uma voz uniforme que expressa exasperação, alegria e ambição de tirar o fôlego no mesmo registro tranquilo. Tesla pode ser a principal fonte de sua estupenda riqueza e fama, bem como seu maior impacto no planeta até hoje. Mas é o espaço que anima suas ambições mais selvagens e extremas. O filho de Musk, X Æ A-Xii (pronuncia-se “X”), começou recentemente a dizer carro, ao que seu pai responde: “Foguete!”

“O objetivo geral é tornar a vida multiplanetária e permitir que a humanidade se torne uma civilização espacial”, diz Musk – não porque seria lucrativo, mas porque seria “empolgante”, pelo menos para ele. “E a próxima grande coisa é construir uma cidade autossustentável em Marte e trazer os animais e criaturas da Terra para lá. Uma espécie de arca de Noé futurística. Vamos trazer mais de dois, no entanto – é um pouco estranho se houver apenas dois. ”

É mais fácil entender como Musk pode acreditar em algo tão improvável quando você aprende o quão improvável foi seu sucesso atual na viagem espacial. Antes de ser o passaporte da América para o sistema solar, a SpaceX quase levou Musk à falência. Seu primeiro foguete, o Falcon, falhou três vezes antes de chegar à órbita em 2008. A empresa começou a criar o Falcon 9 e depois o Falcon Heavy , que tem três conjuntos de nove motores. Agrupar motores era anteriormente considerado uma má ideia por causa do número de peças móveis que podem explodir de forma errada – uma das muitas suposições que Musk derrubou. “Quando vi pela primeira vez o agrupamento de motores no Falcon 9, tive que revirar os olhos”, disse Scott Pace, diretor do Instituto de Política Espacial da George Washington University. “Mas é por isso que Elon Musk é mais inteligente do que eu.”     Um foguete Falcon 9 decola em 23 de abril, levando uma tripulação para a estação espacial ESA / Eyevine / Redux

Os foguetes também não deveriam voar mais de uma vez. Por décadas, estágios de foguetes usados ​​foram abandonados ao mar. “Ninguém jamais fez um foguete orbital totalmente reutilizável de qualquer tipo”, diz Musk. “Nós apenas vivemos em um planeta onde este é um trabalho extremamente difícil.” Ele descreve o desafio com evidente prazer. “É como se fosse um videogame, a configuração está no máximo, mas não impossível.” Nos últimos seis anos, a SpaceX pousou com sucesso o primeiro estágio de 90 de seus foguetes Falcon 9 e fez o refluxo de 72 deles. Musk ainda não atingiu a capacidade de reutilização total, realimentando os dois estágios do foguete.

Antes de Musk, a indústria espacial da América estava moribunda. Em 2011, a NASA desativou o último ônibus espacial, depois de assinar um acordo com a SpaceX para fazer reabastecimento de carga sem a tampa da Estação Espacial Internacional (ISS). A SpaceX fez sua primeira viagem em 2012, dois anos antes da competição, e em 2014, a NASA escolheu a empresa e a gigante Boeing para levar tripulações à ISS. A SpaceX lançou sua primeira tripulação para a ISS a bordo de uma espaçonave Dragon em maio de 2020. A Boeing, atrasada por problemas de desenvolvimento, não está planejando nem mesmo um vôo de teste sem a tampa até o próximo ano.

Para o Dragon, Musk eliminou os painéis de instrumentos tradicionais e os substituiu por três telas sensíveis ao toque de grandes dimensões. Não há manípulo de controle; a atitude da espaçonave, a órbita e os motores de reentrada são todos governados pelas telas. O astronauta Doug Hurley, comandante do primeiro voo tripulado do Dragon, temia que as telas atrasassem os tempos de reação, mas a SpaceX resolveu isso tornando o Dragon uma nave automatizada. “Não há planos de fazer mais voos manuais, certamente nas missões da NASA”, diz Hurley, “a menos que haja necessidade de um tipo de cenário de falha de sistemas”.

O sucesso não diminuiu o apetite de Musk pelo risco. Depois de ser elevado ao espaço por um Falcon Super Heavy, seu próximo foguete, a Starship, será lançado para a lua, pousar lá, decolar e retornar à Terra, sem etapas despendidas na viagem lunar. Esse modelo denominado de estágio único para órbita tem sido a baleia branca dos projetistas de foguetes por gerações. Em voos de teste, quatro protótipos de naves estelares explodiram ao pousar antes de um teste bem-sucedido em maio passado. Para a NASA e a maioria das empresas aeroespaciais privadas, um único acidente é um revés do qual pode levar anos para se recuperar. A SpaceX funciona mais como uma startup do Vale do Silício, onde o objetivo é falhar rapidamente e iterar. Isso fica caro rapidamente. Durante o Dia de Ação de Graças, Musk enviou um e-mail aos funcionários que o novo motor Raptor da Starship estava enfrentando uma “crise de produção” que poderia levar a SpaceX à falência se não atingisse uma “taxa de voo da nave estelar de pelo menos uma vez a cada duas semanas no próximo ano.” Na “pior situação”, diz ele à TIME, “a falência não está fora de questão, não que seja provável.

Com seu programa Starlink, a SpaceX espera lançar uma constelação de até 42.000 satélites para fornecer serviços de Internet ao mundo. Mas esse tipo de enxame em órbita causa estragos na visão do céu. “Quantas coisas você quer colocar aí?” pergunta Neal Lane, pesquisador sênior em ciência e tecnologia da Rice University. “Os astrônomos estão fazendo barulho de forma adequada sobre interferir em sua capacidade de observação.” (Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, diz à TIME que a empresa está trabalhando no problema.)

Em abril, a NASA selecionou a SpaceX para construir o módulo lunar para o programa Artemis, graças em parte a uma oferta baixa de US$ 2,9 bilhões. Uma oferta da Blue Origin, de Jeff Bezos, foi mais de duas vezes maior. Bezos processou, acusando Musk de minar a competição. Musk aproveitou a oportunidade para esfregar sua vitória no rosto do segundo homem mais rico do mundo: “Se o lobby e os advogados pudessem colocá-lo em órbita, Bezos estaria em Plutão”, ele tuitou. Em novembro, o tribunal federal de reivindicações decidiu a favor de Musk.

Em algum momento no próximo mês ou dois, Musk espera lançar a nave estelar em órbita pela primeira vez, movida por 33 motores na base de um enorme, 230 pés. tubo de aço contendo cerca de 7,5 milhões de libras de combustível líquido super-resfriado. “Acho que podemos fazer uma volta ao redor da lua talvez já em 2023”, diz ele, e pousar na superfície lunar em três anos. Rocket at Starbase, o local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, Texas Mark Mahaney por TIME

A SpaceX é uma empresa privada, portanto, se ela é lucrativa, não é conhecido publicamente. Mas esse não é o ponto, Musk diz. Um dia, ele espera, os foguetes levarão 100 pessoas por vez até Marte, onde as naves poderão ser recarregadas com combustível fabricado no Planeta Vermelho e transportadas de volta à Terra. Perguntado quando viu isso acontecendo, Musk parou por um longo momento, como se calculasse todas as variáveis ​​- regulamentos federais e programações de produção, alvos de voo de teste e requisitos de banheiro. “Ficarei surpreso se não pousarmos em Marte em cinco anos”, ele finalmente diz.

O que os humanos farão lá e por quanto tempo? Pouco uso da lua desde que pousamos lá, há 50 anos. Musk argumenta que a vida interplanetária é o próximo grande salto da evolução, como o surgimento de organismos multicelulares, e também que Marte poderia fornecer um lar para a humanidade se a Terra se tornasse inabitável. Os especialistas não têm tanta certeza. “Tenho dúvidas reais sobre a viabilidade de um grande assentamento em Marte”, disse John Logsdon, fundador do Space Policy Institute. “O que as pessoas fariam lá para ganhar a vida? Qual seria a base de uma economia de Marte? ”

Musk não desanima. Jogando ao redor da laje de concreto repleta de máquinas enormes de sua própria criação, Musk reconhece que seu último foguete poderia seguir o caminho dos três primeiros. “Eu não diria que nossas chances de entrar em órbita pela primeira vez são altas”, diz ele. “Eu diria com otimismo que é 50%.” A superfície escura do Golfo se estende sobre seu ombro; os telefones celulares aqui captam sinais do México, a poucos metros de distância. Qual é a sensação de pensar no foguete mais poderoso já construído explodindo em uma bola de fogo de bilhões de dólares? “Muito assustador!” ele diz, sorrindo. “Então, emoção garantida no dia do lançamento!”

Então a turnê acabou. Musk se vira, assobia para Marvin e caminha rapidamente até seu Tesla.


Os carros elétricos, assim como os foguetes caseiros, foram um cemitério de investimentos bem-intencionados antes que Musk entrasse em uma indústria na qual não tinha nenhum treinamento acadêmico. Durante décadas, os fabricantes de automóveis antigos impediram o desenvolvimento de veículos elétricos, fazendo lobby contra os padrões de eficiência de combustível e entrando com ações judiciais contra as ordens estaduais para desenvolver os carros. Os negócios da Tesla foram sustentados em parte pelo apoio generoso do governo federal, embora a empresa tenha decolado antes de estar disponível. Um empréstimo federal de US $ 465 milhões em 2010 ajudou a sustentar a Tesla em um momento crucial, e seus clientes se beneficiaram de fortes incentivos fiscais.

Musk acreditou desde o início que os avanços na tecnologia das baterias de íon-lítio possibilitaram os veículos elétricos de longo alcance. Na prática, não foi tão fácil. A primeira década da Tesla foi atormentada por prazos não cumpridos, confusões técnicas e estouros de custos. Durante a crise financeira de 2008, o caixa estava tão apertado que a empresa chegou poucos dias após perder a folha de pagamento. Com uma fortuna cada vez menor, Musk tomou emprestado US $ 20 milhões da SpaceX para emprestar a empresa, bajulou outros US $ 20 milhões de investidores e aumentou o preço do carro esporte de estreia da empresa para sobreviver.

A Tesla abriu o capital em 2010, mas por anos permaneceu em modo de crise. Com a produção atrasada e a empresa correndo o risco de ficar sem dinheiro, Musk passou grande parte de abril de 2018 dormindo no chão de fábrica enquanto tentava resolver os problemas da linha de montagem. “Ele acordava, olhava para os monitores na parede e perseguia a restrição”, diz o conselheiro de Musk, Omead Afshar, que dormia em uma cama dobrável. “Ele estaria lá revisando o sistema, refazendo o código sozinho, resolvendo problemas, saltando de uma estação para outra. Ele suportará a maior parte da dor para liderar pelo exemplo, e todos nós ao redor dele realmente não podemos reclamar quando não estamos trabalhando tanto. ” Para o aniversário de 47 anos de Musk naquele mês de junho, ele fez uma breve pausa para comer um bolo de supermercado e depois voltou para o túnel da oficina de pintura.     O corpo de um Tesla Model 3 na fábrica da empresa em Fremont, Califórnia JUSTIN KANEPS — The New York Times / Redux

Os carros finalmente saíram da linha, mas logo Musk deu um tiro no próprio pé. Em agosto de 2018, ele tuitou que tinha financiamento para abrir o capital da empresa por US $ 420 a ação. A Comissão de Valores Mobiliários o processou, alegando que ele havia cometido fraude em valores mobiliários. O acordo resultante custou a ele sua posição como presidente do conselho da Tesla, embora ele tenha sido capaz de manter o título de CEO. A supervisão de um adulto se estende apenas até um ponto. Três meses depois, a Tesla enviou uma atualização de software que permitiu ao carro fazer ruídos de peido sob comando. (“Por favor, coloque ‘peido de carro inventado’ na minha lápide”, tuitou Musk.) Mas, apesar de toda a imaturidade, seu perfil público também tem um lado positivo. “Não gastamos dinheiro em publicidade”, observa Robyn Denholm, presidente do conselho da Tesla. “Sua capacidade de se comunicar com uma ampla gama de pessoas em todo o mundo por meio da mídia social, eu acho, tem sido um grande trunfo para a empresa – você sabe, em geral. ” Seu amigo de longa data Bill Lee, que acha seus memes e trolls “charmosos”, diz que foi ele quem persuadiu Musk a entrar no Twitter. “Lembro-me de quando ele não tinha seguidores”, lembra Lee. “Ele é provavelmente o influenciador social mais viral de todos os tempos.”

Hoje, em grande parte graças à definição do ritmo de Musk, as montadoras, da VW à Nissan, estão se esforçando para investir bilhões em veículos elétricos. Sua reviravolta é motivada menos por altruísmo do que por uma percepção de que Musk está comendo seu almoço. “Musk e Tesla forçaram a mudança”, diz Michelle Krebs, analista da Cox Automotive. “Ele provou que havia mercado para EVs.”

Isso fez de Musk, sem dúvida, o maior contribuinte privado para a luta contra a mudança climática. Se os 800.000 Teslas vendidos no ano passado fossem carros movidos a gás, eles teriam emitido mais de 40 milhões de toneladas métricas de CO₂ ao longo de sua vida – o equivalente às emissões anuais da Finlândia. Mas os EVs podem, em última análise, ser menos importantes para a luta contra o clima do que a inovação central que os tornou possíveis: as baterias. A Tesla reaproveitou as células leves e densas em energia que movem seus carros para enormes baterias em escala de rede que fornecem backup essencial para energias renováveis. A demanda pelo Powerwall doméstico menor da Tesla, que pode armazenar eletricidade de sistemas solares de telhado, aumentou à medida que os consumidores procuram alternativas para a rede elétrica, impulsionados por tudo, desde a escassez de energia em fevereiro no Texas ao risco de incêndio na Califórnia que levou a cortes de energia. Em algumas áreas, o software permite que as concessionárias explorem as reservas de energia doméstica quando a rede está sobrecarregada, em vez de ligar geradores de reserva altamente poluentes. Gerry Hawkes, um engenheiro florestal de 72 anos de Woodstock, Vt., Participa de um desses programas desde 2017, permitindo que sua concessionária local extraísse energia de um par de baterias de reserva Tesla em seu porão. “Faz sentido para backup de energia e faz sentido para mudanças climáticas”, diz Hawkes.     Uma ferramenta de fundição para o Modelo Y em uma fábrica da Tesla na Alemanha Patrick Pleul – Getty Images

Algumas das iniciativas de Musk geraram mais polêmica. Seu esforço para produzir e vender telhas solares fracassou. The Boring Co., que Musk fundou em 2016, apresentou um plano para aliviar o congestionamento urbano construindo quilômetros de túneis subterrâneos para movimentar os carros a mais de 160 km / h, mas os críticos dizem que os metrôs antigos seriam mais eficientes e justos. A decisão de Musk de aceitar o Bitcoin como pagamento pela Teslas nesta primavera gerou acusações de hipocrisia; as operações de “mineração” computacional da criptomoeda são um desastre climático, atraindo quantidades gigantescas de eletricidade para processar transações. Posteriormente, Musk arquivou o plano.

O anúncio de Musk em janeiro de um prêmio climático de US $ 100 milhões irritou alguns ambientalistas por causa da inclusão de propostas para a captura direta de carbono pelo ar – máquinas gigantes para sugar o dióxido de carbono da atmosfera. Enquanto alguns especialistas dizem que pesquisar essa tecnologia é necessária, outros vêem isso como uma distração cara. “A captura direta de ar é uma confusão”, diz Mark Jacobson, diretor do programa Atmosphere / Energy de Stanford. “Não podemos perder nosso tempo e dinheiro com coisas que simplesmente não funcionam muito bem.”

A abordagem de carregamento pesado da Tesla também levantou preocupações. Em maio de 2020, Musk reabriu sua fábrica em Fremont, Califórnia, contra as ordens locais de saúde pública. “Isso faz você se perguntar se sua vida vale US $ 20 a hora”, disse um funcionário anônimo da Tesla à SF Weekly. Musk diz que os reguladores estavam errados. Em março, o National Labor Relations Board determinou que um tweet de Musk em 2018 violou as leis trabalhistas, assim como a demissão de um ativista sindical pela empresa. Tesla está apelando da decisão.

Neste verão, a Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário abriu uma investigação no sistema de piloto automático da Tesla, que esteve envolvido em 11 acidentes com veículos de emergência estacionados desde 2018, deixando 17 feridos e um morto. Musk foi acusado de exagerar e deturpar as habilidades do sistema, começando com o nome: apesar das promessas de um futuro sem motorista iminente, os motoristas da Tesla ainda precisam manter as mãos no volante. “Obviamente, ainda temos muito trabalho a fazer”, diz Musk sobre os veículos verdadeiramente autônomos, embora ele insista que o software atual é seguro. O mais novo software beta autônomo da Tesla já foi responsabilizado por pelo menos um acidente desde seu amplo lançamento em setembro, e vídeos mostrando os carros cometendo erros perigosos circularam online.

Em 2018, o governo chinês revogou uma lei contra a propriedade estrangeira para permitir que Musk construísse uma fábrica em Xangai. Agora, a Tesla parece fabricar cerca de metade de seus carros na China, mas corre o risco de perder seu controle no maior mercado automotivo do mundo, à medida que o Estado de uma só parte passa a favorecer rivais locais como NIO e BYD. Musk tem enfrentado críticas por favorecer o rival autoritário cada vez mais assertivo dos Estados Unidos. “No geral, a Tesla tem um bom relacionamento com a China”, disse Musk em uma conferência de negócios em 6 de dezembro. “Não pretendo endossar tudo o que a China faz.”

Apesar da escassez da cadeia de suprimentos, a Tesla entregou 241.300 veículos no trimestre mais recente, um recorde para a montadora. A capitalização de mercado combinada da Ford e da GM é menos de um quinto da da Tesla, embora ambas vendessem três vezes e meia mais veículos. O Tesla Model 3 se tornou o veículo mais vendido na Europa em setembro, e a empresa é inundada por novos pedidos. Com o aumento da demanda, Musk está expandindo a produção, preparando-se para dobrar sua produção com novas fábricas na Alemanha e no Texas.

Os ganhos da Tesla inspiraram investidores a despejar bilhões de dólares em startups de EV como Rivian e Fisker. Um rival, a Lucid Motors, é dirigido por um ex-engenheiro da Tesla que ajudou a criar o Modelo S. O sedã Lucid Air foi recentemente nomeado o MotorTrend Car of the Year. A Ford e a GM injetaram dinheiro para impedir a expansão da Tesla em picapes, o segmento mais lucrativo do mercado doméstico. Mas Musk diz que não está preocupado em ser derrotado. “Se alguém faz carros melhores do que nós, e então vende mais carros do que nós, acho que está tudo bem”, diz ele. “Nossa intenção com a Tesla sempre foi servir de exemplo para a indústria automotiva e esperar que ela também fabricasse carros elétricos, para que possamos acelerar a transição para a tecnologia sustentável.”


A mãe de Musk era modelo e seu pai um monstro. Nascido em Pretória em 1971, Elon era propenso a longos silêncios e a leitura rápida da enciclopédia. Quando ele tinha 12 anos, ele escreveu o código de um videogame chamado Blastar, que vendeu a uma revista de informática por $ 500. “Ele sempre foi diferente. Ele era meu menininho gênio ”, conta sua mãe, Maye Musk, à TIME. “Desde que ele tinha 3 anos, costumávamos chamá-lo assim – menino gênio.”

Seus pais se divorciaram quando Musk tinha 9 anos. Após o divórcio, Elon e o irmão Kimbal foram morar com o pai. Errol Musk foi um engenheiro e empresário brilhante; ele também era, nas palavras de Elon, um homem “malvado” que atormentava o menino psicologicamente de maneiras que Musk ainda acha doloroso de discutir. Errol Musk disse à Rolling Stone que certa vez atirou e matou três ladrões armados que invadiram sua casa. Em 2017, Errol reconheceu mais tarde, ele teve um filho com sua ex-enteada, 42 anos mais nova. Musk disse que não tem mais contato com seu pai. Musk, de 24 anos, em seu computador em 1995; naquele ano, ele co-fundou sua primeira empresa, Zip2, um guia da cidade on-line que foi um precursor do MapQuest e do Yelp Cortesia Maye Musk A partir da esquerda: Musk, meio, aos 4 anos com sua mãe Maye, irmão Kimbal e irmã Tosca; Maye, uma modelo, começou a chamar Elon de seu “menino gênio” quando ele tinha 3 anos; Musk nasceu em uma família rica em 1971. Seus pais se divorciaram quando ele era jovem e ele foi morar com o pai deles, um engenheiro que ele descreveu como “mau” Cortesia Maye Musk A partir da esquerda: Musk tuitou esta foto em 2017, dizendo: “Na fazenda do meu primo no Canadá aos 17 anos, usando um chapéu sobre outro”; Musk fugiu para o Canadá em parte para evitar o serviço militar; Peter Thiel, à esquerda, e Musk na sede do PayPal em Palo Alto em 2000; dois anos depois, o eBay adquiriu a empresa por US $ 1,5 bilhão, rendendo a Musk US $ 180 milhões A partir da esquerda: Elon musk – Twitter; Paul Sakuma — AP A partir da esquerda: o filho deles, X Æ A-Xii, em 2021 nas instalações da Starbase de Musk em Boca Chica, Texas; Musk diz que ele e Grimes são “semi-separados”, em parte devido a compromissos de trabalho que os mantêm em lugares diferentes; Musk com seu amigo Navaid Farooq na Queen’s University, Canadá, que frequentou no início dos anos 1990; Musk mais tarde estudou na Universidade da Pensilvânia e, brevemente, em Stanford A partir da esquerda: Elon Musk – Twitter; Cortesia Maye Musk

A escola era quase tão ruim quanto um lar para uma criança precoce. Gangues cruéis de valentões atacaram Musk implacavelmente, a certa altura espancando-o tanto que ele foi hospitalizado, até que ele teve um surto de crescimento no colégio e começou a revidar. O avô materno de Musk mudou-se do Canadá para a África do Sul em 1950, chegando durante os primeiros anos do apartheid. Quando Musk tinha 17 anos, ele fez a jornada oposta, em parte para evitar o alistamento militar do regime. Ele partiu para o Canadá, matriculando-se na Queen’s University em Ontário.

Musk mais tarde foi transferido para a Universidade da Pensilvânia, onde se formou com dupla especialização em física e economia. Aceito para Ph.D. da Universidade de Stanford. programa, ele se mudou para a Califórnia, mas desistiu após dois dias. Em vez disso, Elon e Kimbal decidiram entrar no boom nascente da Internet. Eles alugaram um minúsculo escritório em Palo Alto, dormiram no chão, tomaram banho no YMCA, piratearam uma linha de Internet de um vizinho e moraram no Jack in the Box. Enquanto Kimbal tentava angariar negócios, Elon escrevia código sem parar.

Sua primeira empresa, a Zip2, foi o primeiro serviço de mapeamento da Internet, usando dados de GPS para ajudar os consumidores a encontrar empresas em sua vizinhança – um precursor do MapQuest. Em 1999, a Compaq comprou a empresa e Musk arrecadou US $ 22 milhões por sua ação. Para seu próximo ato, Musk decidiu reimaginar o sistema bancário global. Sua empresa, X.com, acabou se tornando parte do PayPal, que foi comprado pelo eBay em 2002. Musk saiu com cerca de US $ 180 milhões. Mas, em vez de se regozijar com seu dia de pagamento, Musk ainda parece irritado porque essas primeiras empresas nunca realizaram seu potencial como ele o via. Se o PayPal tivesse “acabado de executar o plano de produto que escrevi em julho de 2000”, disse ele em um podcast no ano passado, isso poderia ter colocado todo o setor bancário fora do mercado.

Aos 30, Musk era fabulosamente rico, mas passar os dias em um iate não o agradava. Depois que um forte ataque de malária quase o matou em 2001, dizem pessoas próximas a ele, ele parecia sentir uma urgência em aproveitar ao máximo seu tempo na Terra. Por volta dessa época, ele ficou chocado ao descobrir que a NASA não tinha planos de ir a Marte. Zubrin, da Mars Society, apresentou Musk à comunidade de pessoas sérias do espaço, embora ele fosse cético em relação ao último desfile de rapazes ricos com fetiches de astro. Um engenheiro itinerante chamado Jim Cantrell emprestou a Musk seus livros escolares de foguetes, que Musk devorou, e concordou em levá-lo para a Rússia, onde Musk esperava comprar um velho míssil balístico intercontinental soviético e transformá-lo em um lançador de foguetes. “Ele não parecia tão confiável”, lembra Cantrell. “Foi, ‘Quem é este charlatão? Esse cara é louco;

Depois de algumas viagens, Musk concluiu que os russos estavam tentando enganá-lo – e que seus foguetes nem eram muito bons. Ele fez as malas e voou de Moscou para casa com Cantrell e Mike Griffin, que viria a servir como administrador da NASA sob o presidente George W. Bush e subsecretário de defesa sob o presidente Donald Trump. “Griffin e eu estamos de volta ao treinador bebendo uísque, e Mike diz: ‘O que você acha que o idiota sábio está fazendo lá em cima?’ alto o suficiente para que todos possam ouvir ”, lembra Cantrell. “Elon está sentado na fileira à nossa frente. E ele se virou e disse: ‘Ei, acho que podemos construir este foguete nós mesmos. Eu tenho uma planilha. ‘ Começamos a olhar para a planilha, tipo, ‘Elon, de onde você tirou isso?’ Ainda uso algo semelhante para modelar um foguete hoje. Ele tinha acabado de descobrir isso. “

Na mesma época, Musk conheceu um engenheiro formado em Stanford, JB Straubel, que estava tentando transformar Porsches antigos em carros elétricos. O armazenamento de energia sempre foi o maior obstáculo – uma bateria convencional teria que ser tão grande e pesada que o carro gastaria a maior parte de sua energia carregando seu próprio peso. Straubel acreditava que avanços recentes em baterias de íon de lítio permitiriam células de energia muito mais densas e leves, se ao menos alguém lhe desse dinheiro para provar isso. A maioria dos investidores que ele conheceu o considerou um fanfarrão maluco. Musk fez as contas e concluiu na hora que Straubel estava certo. Poucos meses depois, Musk prometeu US $ 6,5 milhões para uma startup de carros de íon de lítio chamada Tesla, tornando-se seu maior investidor e eventualmente assumindo o controle. “Eu vi muitos exemplos de pessoas que tinham enormes riquezas e eram totalmente cautelosas, ”Diz Straubel. “Em Elon, havia essa mentalidade completamente oposta.”

Musk havia tomado a decisão incrivelmente arriscada de investir sua fortuna em startups simultâneos em setores com altos custos, longos prazos de desenvolvimento e enormes barreiras de entrada. A última startup de sucesso na indústria automotiva americana, a Chrysler, foi fundada em 1925. “Eu disse: ‘Escolha um: solar ou carros ou foguetes’”, lembra Maye Musk. “Obviamente, ele não ouviu.”

Em 2008, a escala do desafio ficou clara. A Tesla recebeu depósitos de até $ 60.000 de mais de 1.000 entusiastas de EV, mas ainda não entregou mais do que alguns veículos de amostra. Um blog automotivo estava exibindo um recurso regular “Tesla Death Watch”. A SpaceX tentou lançar três foguetes Falcon monomotores de um atol remoto no Pacífico, e todos explodiram. Então veio a crise financeira.

“O mundo implodiu. GM e Chrysler faliram. Não queríamos que a Tesla fosse à falência ”, lembra Kimbal Musk. “Lembro-me dele me ligando em outubro e perguntando se eu tinha algum dinheiro. Eu não tinha dinheiro – tudo se foi, exceto cerca de US $ 1 milhão que estava economizando para sobreviver à recessão. Eu conectei a ele para colocar no Tesla. Eu disse a ele: se tudo der errado, pelo menos estaremos juntos no inferno. ” Musk juntou $ 8 milhões de seu próprio dinheiro para cobrir a folha de pagamento em uma semana.

Então, finalmente, o quarto foguete foi lançado com sucesso. E, dois dias antes do Natal, a NASA tomou a chocante decisão de conceder à SpaceX US $ 1,6 bilhão por 12 voos para a ISS. “Às vezes me pergunto se outras pessoas têm mais facilidade para construir negócios, porque todos os nossos negócios têm sido muito difíceis”, diz Kimbal Musk. “Algo sobre nossa educação nos faz querer estar constantemente no limite.”


Musk é conhecido por discutir suas emoções de maneira tão franca e analítica quanto a relação entre impulso e carga útil, mas pode ser notavelmente vulnerável em público. “Se não estou apaixonado, se não estou com um companheiro de longa data, não posso ser feliz”, confessou certa vez. Ele chorou em várias entrevistas e anunciou no Saturday Night Live que tem Asperger, um transtorno do espectro do autismo. Musk proferiu essa revelação íntima de maneira tão estranha que muitos telespectadores interpretaram como uma piada.

Seu primeiro casamento foi com sua namorada da faculdade, Justine Miller, uma escritora. “Eu sou o alfa neste relacionamento”, ele disse a ela enquanto os recém-casados ​​dançavam em seu casamento, de acordo com um ensaio de 2010 que ela escreveu na Marie Claire .A tragédia aconteceu dois anos depois, quando seu filho de 10 semanas, Nevada, parou de respirar no berço. Perturbado, o casal iniciou tratamentos de fertilização in vitro e Justine deu à luz gêmeos e trigêmeos, todos meninos. Como Justine contou mais tarde, Elon a abandonou para cuidar de suas empresas enquanto ela entrava em depressão dentro de uma mansão de Los Angeles que se tornou uma gaiola dourada. Elon pediu o divórcio na primavera de 2008 e seis semanas depois anunciou seu noivado com o ator britânico Talulah Riley. Ele e Riley se casaram, se divorciaram, se casaram novamente e se divorciaram novamente em 2016.

Em 2018, Musk começou a namorar a música Claire Boucher, cujo nome artístico é Grimes. O filho deles, X, nasceu em maio de 2020. Em setembro deste ano, o casal anunciou que seu relacionamento havia terminado. Grimes lançou recentemente uma nova música, “Player of Games”: “Sail away to the cold vastation of space”, ela canta. “Mesmo o amor não poderia mantê-lo em seu lugar / Mas você não pode me amar assim?”

Musk explica a divisão como uma questão de logística. “Grimes e eu somos, eu diria, provavelmente semi-separados,” Musk disse à TIME no Texas. “Não estávamos nos vendo muito e acho que isso é até certo ponto uma coisa de longo prazo, porque o que ela precisa fazer é principalmente em LA ou em turnê, e meu trabalho é principalmente em locais remotos como este.” Ele diz que eles ainda são bons amigos e que não tem uma nova namorada. “Este lugar é basicamente como um mosteiro de tecnologia, você sabe. Há algumas mulheres aqui, mas não muitas. E é remoto. ”

“Ele ficaria mais feliz com um parceiro”, diz Kimbal. “Mas ele também é uma pessoa muito difícil de ser parceira.” A família e os amigos dizem que Musk é sensível e pode levar menosprezos para o lado pessoal – particularmente ataques a sua riqueza e reportagens na mídia que ele considera injustas. Tendo prometido no Twitter este ano que não teria mais uma residência, Musk vendeu suas sete casas e considera sua casa principal um aluguel perto do site Starbase em Boca Chica, Texas.

X está com seu pai hoje no Texas, e uma babá traz a criança para Musk entre as consultas. A criança tem a pele de porcelana do pai e uma juba de cabelo louro-palha, raspada nas laterais no mesmo falcão que Musk adotou recentemente. Musk o leva até um patch do AstroTurf em frente ao restaurante dos funcionários da Starbase (“Astropub”), que tem um toldo feito de abas de foguete. X cambaleia por alguns minutos enquanto Musk observa, de braços cruzados. Então é hora de ir embora, e Marvin vai embora com Musk enquanto X vai com sua babá.


No futuro, Musk imagina que ninguém lhe dirá o que fazer. Os robôs executam todo o trabalho e os bens e serviços são abundantes, então as pessoas só trabalham porque querem. “Há, tipo, bastante para todos, essencialmente”, diz ele. “Não há necessariamente alguém que mande em você. Não quero sugerir caos, mas sim que você não está sob o controle de ninguém. Portanto, você tem a liberdade de fazer o que quiser, desde que não cause danos a outras pessoas. ” Elon Musk no local de lançamento da SpaceX em Boca Chica, Texas, 3 de dezembro de 2021. Fotografia de Mark Mahaney para TIME

Musk negou afiliações políticas terrestres e manteve boas relações com políticos de ambos os partidos, incluindo os presidentes Obama e Trump, embora tenha deixado o conselho de negócios deste último depois de apenas alguns meses após a decisão de retirar-se dos acordos climáticos de Paris. Sobre o presidente Joe Biden, ele diz: “Não acho que ele esteja fazendo um trabalho incrível, mas não sei – é difícil dizer”. Ele tem seguidores fervorosos em alguns dos distritos mais sórdidos da extrema direita, mas Musk afirma que quando twittou “Tome a pílula vermelha” no ano passado, ele não tinha ideia de que “pilling vermelho” era um apito canino de direita: “Eu estava me referindo apenas a Matrix, o filme do qual deriva o meme.

Ao contrário de alguns tecno-libertários, Musk não prevê um futuro sombrio de competição por recursos em que apenas os dotados naturalmente prevalecem. Mas ele rejeita a ideia de que o tamanho de sua fortuna constitua um problema de política em si, ou que seja moralmente obrigado a pagar uma parte dela em impostos. Uma investigação recente do ProPublica descobriu que Musk e muitos outros em sua faixa de impostos não pagavam impostos federais individuais até 2018 porque não tinham renda, apenas ativos. Em outubro, os democratas do Senado consideraram impor um “imposto de bilionários” sobre a riqueza. Quando o senador democrata Ron Wyden, do Oregon, tuitou apoiando a ideia, Musk respondeu com um insulto vulgar à aparência de Wyden em sua foto de perfil. Um close-up de uma nave estelar no local de lançamento da SpaceX no Texas Mark Mahaney por TIME

Quando o tema do governo surge na entrevista da TIME, Musk se diverte por um momento cantarolando o sucesso de hip-hop dos anos 90 do rapper Warren G, “Regulate”. “Eles estão basicamente dizendo que querem o controle dos ativos”, diz ele. “Isso não resulta, na verdade, no bem das pessoas. Você deseja que aqueles que estão administrando o capital sejam bons administradores do capital. E acho que o governo não é inerentemente um bom administrador do capital. ”

Em uma entrevista, Wyden concordou com a interpretação de Musk de sua posição, pelo menos em parte: o objetivo desse imposto é tirar ativos de mãos privadas para uso público. O governo, ele argumenta, é inerentemente um administrador de recursos com mais espírito público e responsável do que qualquer indivíduo, e tem o poder de garantir que todos os benefícios da sociedade dos lucros gerados por uma economia dinâmica. “Neste país, acho que há um consenso de que devemos pagar pelas prioridades com as quais realmente nos importamos e todos devem pagar sua parte justa”, diz Wyden.

James Pethokoukis, analista econômico do American Enterprise Institute, de tendência conservadora, acha que Musk tem uma política coerente, quer a articule ou não. “O motivo de ser confuso é que não está no espectro tradicional esquerda-direita”, diz ele. “É uma política de progresso”. Em um momento em que segmentos da direita e da esquerda defendem o populismo protecionista – da hostilidade do senador republicano Josh Hawley ao livre comércio ao redistribucionismo de Bernie Sanders – isso coloca Musk em desacordo com os dois. “É uma visão que afirma que a solução para os problemas do homem é o crescimento, o progresso tecnológico e a maximização do potencial humano”, diz Pethokoukis. “Não é uma visão totalmente representada por nenhum dos lados deste país.” Musk em um evento para a The Boring Company, sua empresa de túnel de alta velocidade Joshua Lott – Getty Images

A crença de Musk no progresso não é absoluta. Ele tem falado abertamente sobre como enfrentar o que vê como os perigos da inteligência artificial fora de controle e foi cofundador das empresas de IA Neuralink e Open AI para atingir esse objetivo. Ele acha a criptomoeda interessante e pode falar sem parar sobre a concepção de dinheiro como “um sistema de informação para alocação de recursos”. Mas ele duvida que a criptografia substitua a moeda fiduciária e nega a responsabilidade pela maneira como seus tweets deixaram os mercados confusos. “Os mercados se movem o tempo todo”, diz ele, “com base em nada, até onde posso dizer. Portanto, as afirmações que faço são materialmente diferentes dos movimentos aleatórios do estoque que podem acontecer de qualquer maneira? Acho que não.”

Zubrin, da Mars Society, acredita que três qualidades podem derrubar Musk: sua compulsão por trabalho, sua imprudência ou uma espécie de arrogância conquistada. “Grandes líderes se tornam incapazes de ouvir críticas”, diz ele. “Por que Napoleão falhou na Rússia? Porque todas as vezes antes, ele havia conseguido. Muitos generais franceses diziam: ‘Por que não pegamos a Polônia e sejamos bons?’ Mas todas as vezes no passado, as pessoas que pediam cautela estavam erradas. ”

Mesmo assim, Zubrin não apostaria contra seu velho amigo. “ Gênio é uma palavra frequentemente associada a Musk; sabedoria não é, ”ele diz ironicamente. “Mas há um sentido em que Musk, a meu ver, é muito sábio, que é que ele entende que não tem para sempre.”

Em outras palavras: entre, perdedor. Estamos indo para Marte.