A partir de hoje, 7 de março, clientes e herdeiros brasileiros podem sacar fundos esquecidos de bancos e outras instituições financeiras, após 11 meses de fechamento. Segundo o Banco Central, 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm cerca de R$ 6 bilhões para sacar, sendo que a maioria tem menos de R$ 10 para receber.
O Banco Central criou o sistema Valores a Receber, que permite aos clientes ou seus herdeiros consultar e solicitar o saque dos recursos esquecidos. O sistema também permite que os indivíduos verifiquem se seus parentes falecidos tinham algum dinheiro esquecido para reivindicar.
O sistema ficou fechado por quase um ano para expandir sua cobertura a fontes adicionais de fundos esquecidos.
O site oficial do sistema Valores a Receber (https://valoresareceber.bcb.gov.br) é o único canal onde as pessoas físicas podem consultar suas habilitações e solicitar saques.
Fila virtual para sacar valores desafia clientes e herdeiros
O primeiro dia de saques de valores esquecidos está exigindo paciência dos correntistas. Pela manhã, a fila para entrar no sistema chegava a duas horas, mas agora está em torno de três minutos.
Nas primeiras horas de funcionamento, vários usuários receberam a mensagem de que o site estava sobrecarregado e que o correntista deveria tentar novamente mais tarde. Os que conseguiram entrar enfrentaram uma fila de cerca de 300 mil pessoas. Por volta das 16h, a fila estava em torno de 60 mil pessoas, com todos conseguindo acessar o sistema.
Em nota, o Banco Central (BC), que administra a página Valores a Receber (SVR), informou que o sistema está “operando em plena capacidade”. No entanto, a agência enfatizou que o tempo de espera nas primeiras horas foi menor do que o esperado, mas que a demanda vai diminuindo ao longo do dia.
“Nessas primeiras horas de operação, uma vez dentro do sistema, o tempo para os usuários solicitarem seus recursos tem sido menor do que o esperado. O SVR está ajustando o cálculo do tempo esperado na fila para refletir essa experiência real do usuário, o que deve reduzir o previsto tempo de espera informado ao cidadão”, diz a nota do BC.
Segundo o BC, a demanda vai diminuir após as primeiras horas de atendimento. A agência informou que o sistema de lista de espera é semelhante ao utilizado na compra de ingressos para grandes eventos. Até o final do dia, o BC divulgará o balanço dos saques.
LEIA TAMBÉM
- Prejuízo socializado: bancos transferem dívida bilionária das Lojas Americanas para a União e pagam menos impostos
- Em nota, Febraban anuncia BNDES como novo associado: ‘Diz com quem andas que dir-te-ei quem és!’
- Juros altos são a última trincheira do bolsonarismo, diz Gleisi Hoffmmann, presidente do PT