Mulheres ‘coletes amarelos’ nas ruas da França neste domingo


Em Paris,  mulheres de ‘coletes amarelos’, símbolo do movimento de protesto contra o governo de Emmanuel Macron,  reuniram-se neste domingo (6) na praça da Bastilha e marcharam até à praça da Ópera. Outras manifestações semelhantes ocorreram em Toulouse (sul), Caen (norte), Saint Nazaire (oeste) e La Rochelle (oeste).

Em Toulouse, no sul da França, cerca de 300 mulheres se reuniram na praça Arnaud-Bernard antes de marcharem nas avenidas do centro da cidade, de acordo com a Prefeitura. Um grande cartaz preto afirmava: “Precárias, discriminadas, indignadas, mulheres na linha de frente”.

“Vim pelo futuro de nossos filhos. Deixamos uma sociedade podre para eles. Muitos ficarão desempregados, e as pessoas idosas sempre trabalharão mais. Não terão direito de se expressar se não agirmos agora”, explicou Monique, uma funcionária pública de 64 anos.

A cidade de Caen, noroeste da França, também viveu cenas de violência no sábado (5), e hoje centenas de mulheres, algumas com filhos, se manifestaram nas ruas da cidade. “O governo quer passar a imagem de que somos violentos, mas hoje somos as mães, as avós, somos as filhas, as irmãs de todos os cidadãos e queremos dizer que nossa raiva é legítima”, afirmou Chloé Tessier, professora de equitação de 28 anos. “É durante as crises sociais que os direitos das mulheres estão em risco”, acrescentou.

As manifestações deste domingo foram pacíficas e aconteceram depois da  8ª  jornada de protestos dos ‘coletes amarelos’ que aconteceram no dia de ontem.

*Com informações de Agências

Economia