Morreu Wilson Previdi, 89 anos, destacado dirigente comunista no Paraná

O bancário Wilson Previdi, dirigente do PCB (Partido Comunista Brasileiro), faleceu nesta segunda-feira (14/02) aos 89 anos.

A morte do destacado dirigente vermelho repercutiu nos meios políticos.

O ex-senador Roberto Requião (sem partido), pré-candidato ao governo do Paraná, lamentou a perda.

– Na juventude acompanhei a luta justa do Previdi, que hoje faleceu. VIVO para NÓS seu exemplo de clareza e resistência! – homenageou Requião.

O deputado estadual Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, também homenageou o velho comunista.

– O Previdi foi uma importante liderança comunista e de esquerda no Paraná. Sempre mereceu o respeito do PT e dos verdadeiros democratas paranaenses e brasileiros. A sua ausência será sentida nesse combate final ao fascismo e de retorno à democracia no País. Wilson Previdi, presente – manifestou o petista.

Economia

O presidente estadual do PCdoB, Elton Barz, disse que recebeu com pesar a notícia do falecimento de Wilson Previdi.

Para Barz, Previdi foi um grande comunista de décadas na luta do povo.

– Minha convivência nas lutas e nos debates entre as organizações comunistas só fez aumentar o respeito por sua figura e postura de militante da causa comunista. Aos familiares e a militância do PCB meus sinceros votos de pesar. Previdi meu amigo presente hoje e sempre – registrou o presidente do PCdoB.

Assista o depoimento de Wilson Previdi sobre a ditadura militar

O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) disse que seu padrinho de casamento e companheiro de muitas lutas faleceu hoje;

– Wilson Previdi foi um militante e dirigente do PCB, por onde passaram vários integrantes de sua família, a começar pelo bisavô.

Previdi também foi funcionário do Banco do Brasil, assim como Veneri, onde eles tiveram uma memória comum da luta das trabalhadoras e trabalhadores bancários.

– Deixo aqui minha homenagem a este amigo que fez parte de tantos momentos importantes da minha vida e da história da resistência à ditadura no Paraná – escreveu o parlamentar petista.

A ex-presidente do Sindicato dos Bancários, Marisa Stedile, disse que só tem agradecimentos a fazer por toda trajetória dele na vida política de nosso país, principalmente no meio bancário.

– Ele sempre foi um conselheiro de muita grandeza em minha vida sindical. Meus sentimentos de pesar à sua família e aos camaradas de primeira hora! Uma vida digna para ser reverenciada – afirmou.

O advogado Luiz Carlos Rocha, o Rochinha, da defesa do ex-presidente Lula, lembrou que Previdi dedicou a vida ao Partido Comunista Brasileiro.

– Convivi, discuti, divergi, concordei com ele e me tolerou com sua educação sem igual, coração e alma grandiosos. Foi uma grande honra! – agradeceu.