Ministério da Defesa russo anunciou a abertura de seis corredores humanitários na Ucrânia

► Desde às 10h, horário de Moscou [4h, horário de Brasília], um regime de silêncio foi declarado na Ucrânia, seis corredores humanitários estão sendo abertos, disse o Ministério da Defesa russo. Civis de Kiev, Mariupol, Kharkov e Sumy podem deixar as cidades. As Forças Armadas russas estão monitorando o progresso da evacuação usando drones.

No 11º dia de guerra Rússia-Ucrânia, eis os principais relatos do front:

Segundo major-general Igor Konashenkov, representante oficial do Ministério da Defesa russo, civis de Kiev, Kharkov, Mariupol e Sumy podem deixar essas cidades. Sua segurança é fornecida pelas Forças Armadas da Federação Russa.

– Informações detalhadas sobre os corredores humanitários foram trazidas antecipadamente ao lado ucraniano, bem como às estruturas relevantes da ONU, da OSCE e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.

Negociador de paz foi executado pelos próprios camaradas ucranianos

– Durante a abertura dos corredores humanitários, as Forças Armadas da Federação Russa realizarão um monitoramento objetivo contínuo da evacuação com o uso de veículos aéreos não tripulados – afirmou.

A abertura dos corredores humanitários proposta pela Rússia é inaceitável para o lado ucraniano, disse a vice-primeira-ministra da Ucrânia, ministra para a reintegração de territórios não controlados, Irina Vereshchuk.

– Esta é uma opção inaceitável para a abertura de corredores humanitários – disse ela à TASS.

Economia

Rússia acusa Ucrânia de usar civis como escudos humanos

O Ministério da Defesa da Federação Russa informou sobre o uso de civis por nacionalistas ucranianos como escudos humanos.

– Ontem, por volta das 17h, horário de Moscou, na avenida Pobeda, em Mariupol, militares da RPD entraram em confronto com uma unidade de nacionalistas armados ucranianos. Os militantes levaram mais de 150 civis à sua frente, escondendo-se atrás deles, como um escudo humano.

TikTok suspende transmissão ao vivo e novo conteúdo na Rússia; Neflix também fica off-line

– Tendo encontrado os combatentes da Milícia Popular, os nacionalistas ucranianos abriram fogo contra eles pelas costas de civis. Como resultado do disparo dos nazistas ucranianos, quatro civis foram mortos e cinco ficaram feridos – disse o representante oficial do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov.

Volta à mesa de negociações

A reunião das delegações russa e ucraniana pode começar por volta das 15h, informa o Sputnik Belarus.

Ao mesmo tempo, indica-se que o início das negociações pode ser adiado devido a problemas logísticos.

EUA reconhecem na Venezuela legitimidade do governo Nicolás Maduro

A delegação da Federação Russa participará das conversas na mesma composição: Assistente do Presidente da Rússia Vladimir Medinsky, Vice-chanceler Andrei Rudenko, chefe do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma de Estado Leonid Slutsky, embaixador na Bielorrússia Boris Gryzlov e vice Ministro da Defesa Alexander Fomin.

China pede compostura de ucranianos

O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, disse que a solução para a crise ucraniana requer compostura.

“As razões pelas quais a situação na Ucrânia evoluiu para sua posição atual são complexas. Resolver problemas complexos requer calma e racionalidade, e não colocar lenha na fogueira e exacerbar contradições”, cita-o RIA Novosti.

Fuga de ucranianos

Imagens de vídeo de áreas fortificadas abandonadas por militares e nacionalistas ucranianos, abrigos e bunkers de concreto com pontos de tiro.

Sobre o preço do gás

Igor Yushkov, especialista da Universidade Financeira sob o governo da Rússia e analista líder do Fundo Nacional de Segurança Energética, em entrevista à RT, citou as razões para o preço recorde do gás na Europa.

“Isso já é um pânico total na bolsa de valores. Aqui, apenas o fator geopolítico afeta o aumento dos preços, porque a UE e os EUA estão cada vez mais falando em novas sanções. Os europeus anunciaram que estão preparando um novo pacote de sanções contra a Rússia, mas não divulgam o que está nele. É exatamente isso que causa pânico”, explicou o especialista.

Segundo ele, é difícil prever em que patamar o custo do gás vai subir.

Danone suspende projetos de investimento na Rússia

“Tudo vai depender dos sinais que os políticos enviarem ao mercado: se haverá ou não restrições ao comércio de hidrocarbonetos no pacote de sanções. Isso também é muito perigoso, porque mesmo uma proibição parcial da compra de gás russo no âmbito das sanções … pode causar medidas de retaliação da Rússia ”, disse Yushkov.

Ele acrescentou que há temores de que as medidas de retaliação da liderança russa possam levar a uma interrupção completa do comércio de petróleo, gás e carvão. Na opinião dele, isso, por sua vez, pode provocar uma crise energética global.

Exclusão aérea

Volodymyr Zelensky, em sua mensagem de vídeo, mais uma vez pediu ao Ocidente que feche o céu sobre a Ucrânia.

Segundo ele, as autoridades ucranianas aguardam a “limpeza do céu” seja pelas forças dos parceiros ocidentais, seja pelo fornecimento de aeronaves de combate e sistemas de defesa aérea.

Libertação

A maior parte da República Popular de Lugansk já foi libertada, disse o chefe da LPR, Leonid Pasechnik.

– Hoje, quase todo o território da República Popular de Lugansk, bem, a maior parte, foi liberado. É questionável… ainda não libertamos uma área fortificada tão séria – são Severodonetsk, Rubizhnoye, Lisichansk. Bem, eles são praticamente levados para o ringue – disse ele no ar do canal de TV Rossiya 1.

As informações são de agências de notícias russas.