Mineradora Vale está perto de causar mais um desastre ambiental

O navio graneleiro MV Stellar Banner está encalhado a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão desde segunda-feira (24).

Há 3.640 toneladas de óleo destilado e 294,8 mil toneladas de minério de ferro na embarcação da empresa sul-coreana Polaris Shipping, contratada pela Vale para levar os produtos até a China.

Caso o material de dentro do navio venha a vazar no mar, pode configurar o terceiro crime ambiental envolvendo a mineradora Vale em menos de cinco anos, ao lado dos crimes de Brumadinho, em 2019, e Mariana, em 2015.

LEIA TAMBÉM
Justiça aceita denúncia contra ex-presidente da Vale e mais 15 pessoas pela tragédia de Brumadinho

CPI de Brumadinho pede indiciamento de funcionários da Vale e da Tüv Süd

Economia

Vale ainda pode lucrar com terrenos devastados em Brumadinho

Em nota distribuída à imprensa, a empresa Polaris Shipping afirmou que a “situação está sob controle”. Manchas escuras no mar, no entanto, podem ser observadas ao lado da embarcação.

Para se ter ideia da dimensão de um possível acidente ambiental, o navio, construído em 2016, mede 340 metros de comprimento, equivalente a três campos de futebol, tem 55 metros de largura e 21,5 metros somente de calado (profundidade dentro da água), com capacidade para 300 mil toneladas de material. Isso é o mesmo que 2.500 vagões de trens cheios de minério de ferro.

O professor do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Fernando de Barros, afirma que é muito provável que a situação venha a desembocar em um problema ambiental, “porque o navio tem muito combustível e, afundando, vai gerar uma poluição grande no entorno prejudicando a vida aquática. Se afundar, vai vazar. Isso é inevitável, talvez eles consigam tirar o combustível, porque pelo menos minimiza o impacto”.

A Marinha do Brasil (MB) solicitou a apresentação de um plano de salvatagem do navio – procedimento de resgate após o desastre – aos representantes da empresa Ardent Global, contratada pela Polaris para fazer o transporte, e instaurou um inquérito administrativo para apurar as responsabilidades e causas do acidente.

Em 2017, um navio da da frota da Polaris Shipping, que é especializada no transporte de minério de ferro, afundou na costa uruguaia enquanto levava 260 mil toneladas de minério da Vale para a China.

As informações são do Brasil de Fato