MEC prepara dossiê do perfil ideológico dos reitores das universidades federais

O Ministério da Educação (MEC),  sob o comando de Ricardo Vélez Rodríguez, prepara um dossiê sobre o perfil ideológico dos reitores das universidades públicas. O levantamento analisa também o resultado das  políticas de inclusão nas universidades federais, em particular do sistema de cotas raciais.

O atual ministro da Educação Ricardo Vélez, defensor de esdrúxulas teses da extrema-direita, vem trabalhando com sua equipe um amplo levantamento da atual situação das universidades federais para propor medidas ao presidente Jair Bolsonaro – uma das medidas em estudo inclui a adoção de novos mecanismos para a escolha das autoridades universitárias. Além da avaliação dos resultados das políticas de cotas nos últimos dez anos.

Segundo a coluna Radar,  da revista Veja, o MEC faz um mapeamento das inclinações políticas dos reitores das universidades federais, o que prepara terreno para uma odiosa “patrulha ideológica” e ameaça a autonomia universitária, um princípio assegurado pela carta constitucional do país.

O MEC bolsonarista, como na época da ditadura, pode abrir uma nova temporada de “caça às bruxas” nas universidades públicas brasileiras.