O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a tentativa de o presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) se apropriar de uma data tão importante para todos os brasileiros, como é o Dia da Independência. A afirmação do petista foi feita durante reunião da coordenação de campanha com os dirigentes dos dez partidos que integram a Coligação Brasil da Esperança.
– O 7 de setembro é a comemoração de uma festa de interesse de 215 milhões de brasileiros porque, afinal de contas, é a Independência do nosso país – disse Lula.
Dito e feito. O inquilino do Palácio do Planalto, ao lado do empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, discursou para apoiadores e se encontrou com correligionários em Brasília. Bolsonaro voltou a lembrar do golpe militar, de 1964, e criticou duramente o Supremo Tribunal Federal.
Lula observou que de um lado tem um candidato que está no cargo, tentando utilizar a máquina pública, inclusive, agora, usurpando o 7 de setembro do povo brasileiro para ser uma coisa pessoal dele, tratando o 7 de setembro como se fosse uma coisa dele [Bolsonaro].
– Ele [o presidente cessante] poderia ter tido a grandeza de fazer uma grande festa para o povo brasileiro participar da Independência. Não, mas ele resolveu fazer para ele, é dele. Ele, que já disse, as minhas Forças Armadas, ele agora está dizendo “a minha Independência. É triste, mas é assim – disse Lula.
Para o ex-presidente Lula, seu principal adversário, o presidente Bolsonaro, comete crime eleitoral ao usar a máquina pública na tentativa de reeleição.
– Se vocês imaginarem o que está acontecendo no submundo da campanha… Eu disse outro dia que, desde a Proclamação da República, se juntar todos os presidentes da República, ninguém, nem todos juntos conseguiram utilizar a máquina em benefício da sua campanha como está sendo usado nesse governo – denunciou o petista.
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
Nesta quarta-feira, 7 de Setembro, Lula prestou uma homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil [veja o vídeo]:
Lula homenageia o Bicentenário da Independência do Brasil.
LEIA TAMBÉM
- O que disse Bolsonaro no desfile de 7 de Setembro
- Preço da gasolina baixa, Lula sobe nas pesquisas
- Lula busca votos entre 79% das famílias superendividadas no País, enquanto Bolsonaro finge que não é com ele
- Paraná Pesquisas: Com 52%, “indecisos” lideram a disputa pelo governo do Paraná
- Pesquisa Ipec trouxe péssimas novas notícias para Bolsonaro
- Pesquisa Ipec: Lula 44% x 31% Bolsonaro
- 7 de Setembro: Bolsonaro tensiona para não cair nas pesquisas