Lula denuncia fake news da Folha de S. Paulo a favor da família Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) denuncia o jornalão paulistano Folha de S. Paulo por disseminar fake news a favor da família Bolsonaro. A publicação usa a técnica da “mão de gato” para bater no pré-candidato do PT, isto é, terceiriza sua opinião por não ter coragem de expressá-la abertamente.

Segundo o petista, a Folha decidiu fazer parte, ter uma rachadinha própria, ao publicar artigo nas suas versões online e imprensa, no qual o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) não expressa opinião mas sim divulga mentiras e fala de coisas que nunca aconteceram, com acusações sem base nenhuma contra o ex-presidente Lula.

Para Lula, divulgar um artigo desses levanta sérias preocupações com a seriedade e a ética com que o jornal irá cobrir as eleições deste ano. A Folha torce pela reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O Blog do Esmael nunca teve dúvidas de que lado está o jornalão paulistano, que é do lado da especulação e dos bancos, portanto alinhado ao projeto de reeleição de Bolsonaro.

– Não há nos processos contra Lula nenhuma prova de que ele tenha tomado qualquer decisão ilegal ou em troca de benefícios pessoais, como MENTIU o senador. Ao contrário, há nos processos provas e provas da inocência do ex-presidente e de que ele nunca foi dono dos imóveis nos processos – desmentem o petistas.

Lula denuncia fake news da Folha de S. Paulo a favor da família Bolsonaro
Senador Flavio Bolsonaro, o Zero Um, filho do presidente Jair Bolsonaro

Segundo a defesa do ex-presidente, os processos contra Lula tanto não possuem provas contra ele que a condenação foi por um “ato de oficio indeterminado”, ou seja, não conseguiu apontar nenhuma ação de Lula que tenha sido irregular.

Economia

– Lula foi absolvido de acusações sobre a Petrobras pela Justiça, em decisão da 12º Vara Federal de Brasília (saiba mais: 23 vitórias: caso a caso, a justiça reconhece a inocencia de Lula).

O PT lembra que a delação de Antonio Palocci não apresentou provas e foi rejeitada até pelo Ministério Público da Lava Jato. Mensagens obtidas pela Operação Spoofing mostram que Palocci aceitou combinar depoimentos contra o ex-presidente com procuradores.

– O ex-presidente Lula nunca foi condenado no Supremo Tribunal Federal. A Folha permitiu que um artigo saísse no jornal com uma mentira dessas da família Bolsonaro, emprestando a marca do jornal para isso – contesta o PT.

– Os processos contra Lula foram anulados pela suspeição e parcialidade do juiz, ou seja, porque Lula não teve um julgamento justo, e sim uma perseguição, que não encontrou contra ele nenhuma prova, e não por “vaidade” de Moro. Houve dois julgamentos baseados em fatos, no Supremo Tribunal Federal, que anularam os processos contra Lula por dois motivos: incompetência, ou seja, Lula jamais deveria ter sido julgado em Curitiba por Moro, e parcialidade, ou seja, Lula não teve um julgamento por um juiz imparcial, e sim por um juiz que o perseguia politicamente – esclarecem os petistas.

– A publicação de um artigo com mentiras contra Lula, ainda mais em ano eleitoral, prejudica o debate público e politico no Brasil. Lamentamos que o senador Flávio Bolsonaro seja um mentiroso e que a Folha de S. Paulo promova suas mentiras – conclui o PT.