O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dito a correligionários, em todo o País, que seu dileto amigo Roberto Requião (PT) vai virar a eleição no Paraná com o voto do ‘eleitor silencioso’ até 2 de outubro.
Segundo a última pesquisa estimulada do Ipec, divulgada no dia 23 de agosto, o governador cessante Ratinho Junior (PSD) tem 46% das intenções de voto contra 24% de Requião, candidato da Federação Brasil Esperança (PT, PV e PCdoB). Nesse levantamento, no cenário espontâneo, 60% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para governador.
O PT avalia como “positivo” para a candidatura de Requião o comício realizado pelo presidente cessante Jair Bolsonaro (PL) com a presença de Ratinho Jr. no palanque, na Boca Maldita, em Curitiba, na quarta-feira (31/08).
Apoiados por pesquisas, petistas dizem que Lula virou no Paraná e isso está impulsionando a campanha Requião.
– Não é à toa que, depois de chegar à Boca Maldita, na garupa de Bolsonaro, Ratinho Junior determinou à sua campanha esconder o presidente. Os eleitores viram o “BozoRato” e nós também – disse ao Blog do Esmael o deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná.
Aliados venderam a Ratinho Junior que o ex-presidente Lula iria ficar “neutro” nas eleições do Paraná, mas o governador teria ficado com “reiva” depois que o petista citou Requião no debate na Band TV. Por isso o governador subiu no Palanque de Bolsonaro.
– Tem três pessoas no Brasil, que eu trato com deferência: Mário Covas, Requião e Ciro Gomes. Eles têm o coração mais mole que a língua – disse Lula, que lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. “De vez em quando, eles podem até falar mal de mim”, completou Lula.
No próximo dia 17 de setembro, em Curitiba, Lula e Requião também realizarão um comício na Boca Maldita – icônico local onde ocorreu o primeiro comício das Diretas Já em 1984.
3º debate dos candidatos ao governo do Paraná
Roberto Requião, por sua vez, pegou a estrada novamente nesta quinta-feira (1º/09). Ele participa hoje de um debate entre candidatos ao governo do estado promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir das 9h30.
Para esse terceiro confronto entre os postulantes ao Palácio do Iguaçu, além de Requião, foram convidados Angela Machado (PSOL); Carlos Roberto Massa Junior; e Ricardo Gomyde (PDT).
Nos dois debates anteriores, na Band TV e na Rádio Brasil Sul, Ratinho Jr. não compareceu. Para os adversários, o atual governador está sendo “arrogante” e mostrando seu “desespreparo” para exercer o cargo [que está vago, segundo Requião].
Ao vivo – debate na UEL:
Blog do Esmael, notícias verdadeiras.
LEIA TAMBÉM
- Nova pesquisa Datafolha para presidente e governadores; confira nesta quinta-feira
- PSD do Paraná racha com apoio de Ratinho Junior ao presidente Bolsonaro; prefeito de Maringá vai de Lula
- Bolsonaro faz discurso de ódio e de desinformação em Curitiba; assista ao vídeo
- Radar, o “DataTraia”, também registrou pesquisa sobre a disputa no Paraná
- Requião intensifica campanha em Curitiba