Kiev pode cair ainda hoje com chegada de tropas russas; explosões são vistas na capital da Ucrânia

Explosões e tiros foram ouvidos em um distrito ao norte de Kiev enquanto as “forças especiais” russas se aproximavam nesta sexta-feira (25/02) da capital da Ucrânia, dizem agências internacionais de notícias.

As explosões vistas de longe assustaram pedestres, que correram por segurança e tiros de armas leves e explosões foram ouvidos na área de Obolonskyi.

As explosões maiores podiam ser ouvidas até no centro da cidade.

As forças russas chegaram pela primeira vez nos arredores de Kiev ainda na quinta-feira 24/02), quando tropas transportadas por helicóptero atacaram um aeródromo nos arredores da cidade, perto de Obolonskyi, informou a AFP.

Ao chegarem em Obolonskyi dentro da cidade, a página do Ministério da Defesa no Facebook instou os civis a resistir:

– Pedimos aos cidadãos que nos informem sobre os movimentos de tropas, façam coquetéis molotov e neutralizem o inimigo.

Economia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reclamou que seu país acabou se defendendo sozinho. Ele esperava apoio militar concreto dos supostos aliados ocidentais, além de “notinhas” e promessas de sanções econômicas contra a Rússia.

Combustível, dinheiro e suprimentos médicos estão acabando em partes da Ucrânia após a invasão da Rússia, que pode levar até cinco milhões de pessoas a fugir para o exterior, estimam agências de ajuda da ONU.

A Ucrânia tem 44 milhões de habitantes.