A diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, a jornalista Kátia Chagas, nesta quarta (25/10), assumiu uma importante posição como membro da sociedade civil no Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Essa nomeação a integra ao órgão responsável por promover a interação entre o Legislativo federal e a população brasileira, consolidando sua expertise no campo da comunicação e expandindo seu alcance de atuação.
Além da nomeação de Kátia Chagas, o Conselho Consultivo conta com a participação de outros três membros representantes da sociedade civil, servidores e deputados federais.
A primeira reunião do conselho foi marcada por debates de relevância, abordando temas cruciais para a comunicação no cenário legislativo.
Durante a primeira reunião, os membros do Conselho debateram questões que visam à modernização da comunicação legislativa.
Tópicos como a participação da TV Câmara na transição para a TV 3.0, a expansão da rede legislativa de Rádio e TV, e a análise de dois projetos de lei relacionados à gratuidade de conteúdos públicos na internet e à isenção de taxas para emissoras do Congresso e do Supremo Tribunal Federal estiveram em destaque.
Estas são medidas fundamentais para acompanhar a constante evolução do cenário de comunicação e garantir que o público tenha acesso a informações precisas e relevantes.
Adicionalmente, durante o encontro, foram discutidos a política de comunicação das Câmaras dos Deputados, o Regulamento do Conselho Consultivo e foram delineados pontos para o próximo encontro, previsto para ocorrer no próximo dia 13 de dezembro.
Nessa ocasião, serão definidas as estratégias e ações que orientarão a comunicação no ano de 2024.
Um aspecto notável da jornada dos conselheiros consultivos de comunicação foi a oportunidade de participar de uma agenda detalhada dentro da Câmara dos Deputados.
Durante essas visitas técnicas e institucionais, eles puderam conhecer de perto os setores de comunicação da Casa e o processo de produção jornalística da TV, Mídias Digitais, Rádio e Agência de Notícias da Câmara Federal.
Também tiveram acesso ao espaço responsável pela transmissão das sessões, reuniões de comissão e audiências públicas transmitidas pela internet, onde a Câmara oferece mais de 20 transmissões simultâneas.
Esse mergulho profundo nos bastidores da comunicação legislativa é crucial para compreender a magnitude e a abrangência das operações envolvidas.
A cerimônia de posse, que marcou a integração dos novos conselheiros, contou com a presença da deputada federal Any Ortiz (CDN-RS), presidente do Conselho, e do deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR), secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais.
A apresentação dos novos conselheiros representantes da sociedade civil foi um momento relevante, demonstrando o comprometimento da Câmara dos Deputados em trazer profissionais de destaque para o conselho.
Kátia Chagas, destacando-se como a primeira mulher a liderar a Diretoria de Comunicação do Poder Legislativo paranaense desde 2015, possui um histórico sólido nesse campo.
Sua nomeação para o Conselho Consultivo representa um marco importante para o fortalecimento e disseminação do trabalho dos poderes legislativos, com a possibilidade de ampliar a comunicação da TV Câmara para regiões do interior, estendendo seu alcance à população local.
A jornalista também enfatizou a relevância dos tópicos discutidos na primeira reunião do Conselho, especialmente no que se refere a projetos de lei e medidas que beneficiarão as assembleias, contribuindo para a expansão das televisões legislativas em seu estado.
Tais projetos, ao diminuir os custos das assembleias com transmissões de atividades parlamentares, desempenham um papel vital na otimização dos recursos e na promoção da transparência e do engajamento público.
A deputada Any Ortiz destacou a importância da participação dos membros da sociedade civil no grupo de trabalho, reconhecendo o valioso aporte de experiência que eles trazem para o Conselho.
Por sua vez, o deputado Luciano Ducci enfatizou a contribuição fundamental dos conselheiros para o Legislativo federal, considerando a crescente influência das redes sociais na vida das pessoas.
Sua visão de incorporar conselheiros externos à Câmara é um passo significativo para melhorar a comunicação pública e responder de forma eficaz às demandas da sociedade.
O Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara dos Deputados desempenha um papel crucial na salvaguarda da diversidade de opiniões e na pluralidade partidária na TV Câmara, na Rádio Câmara, no Portal da internet e nas redes sociais da Câmara.
Além disso, zela para que esses serviços respeitem os direitos das pessoas e ofereçam informações precisas sobre os temas em debate no parlamento brasileiro, bem como sobre o impacto das atividades da Câmara na vida dos cidadãos.
Com mandatos de dois anos, é permitida uma reeleição.
O Conselho Consultivo de Comunicação Social foi instituído em maio de 2019 para planejar a comunicação da Câmara dos Deputados com a sociedade.
Sob a liderança da deputada federal Any Ortiz, o Conselho conta com a participação do secretário de Comunicação Social, deputado Jilmar Tatto (PT-SP), do secretário de Participação, Interação e Mídias Digitais, deputado Luciano Ducci, do ouvidor-geral, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), do secretário de Transparência, deputado Bruno Ganem (PODE-SP), e do diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado.
Além de Kátia Chagas, integram a cota da sociedade civil no Conselho Consultivo de Comunicação da Câmara outros profissionais de destaque, como Gustavo Ferenci, secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Porto Alegre; Aline Braga Farias Conceição, assessora de comunicação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Sergipe; e Matheus Schuch de Souza, colunista do site GZH e do jornal Zero Hora, além de comunicador da Rádio Gaúcha e da RBS TV.
A visita dos novos membros do Conselho Consultivo de Comunicação proporcionou uma imersão nas estruturas e departamentos envolvidos na comunicação da Câmara dos Deputados.
A Diretoria Executiva de Comunicação e Mídias Digitais (Direx) é a responsável pelas ações de comunicação, participação e mídias digitais da Câmara.
Compete à Direx definir a linha editorial dos veículos de comunicação e zelar pela divulgação dos trabalhos legislativos.
A Diretoria é composta por diferentes coordenações, que desempenham papéis fundamentais na disseminação das informações e no relacionamento com o público.
- Coordenação de Gestão Administrativa (Cogea): Responsável por garantir a eficiência administrativa na área de comunicação.
- Coordenação de Conteúdo Institucional e Mídias Digitais (Comid): Encarregada de definir a linha editorial dos veículos de comunicação.
- Coordenação de Operação e Tecnologia para Comunicação (Cotec): Concentra-se na operação e tecnologia das mídias de comunicação.
- Coordenação de Relacionamento, Inteligência e Participação (Corip): Promove o relacionamento com o público e fomenta a participação da sociedade.
- Coordenação de Jornalismo (Cjor): Responsável pela produção de conteúdo jornalístico relevante.
- Coordenação de Cerimonial, Eventos e Cultura (Cocec): Organiza eventos e cerimônias representativas.
- Coordenação de Transmissão em Tempo Real (Cotra): Encarregada de transmitir eventos e sessões em tempo real.
Kátia Chagas e os demais conselheiros consultivos de comunicação da Câmara dos Deputados agora desempenham um papel fundamental na orientação e no aprimoramento das estratégias de comunicação, garantindo que a população tenha acesso a informações precisas e relevantes, promovendo a transparência e a participação ativa no cenário legislativo.
LEIA TAMBÉM