por Celso Nascimento, via Gazeta do Povo
O uso da imagem de um garoto com traços nipônicos para ilustrar uma campanha publicitária da prefeitura de Curitiba em 2003 vai custar a Cassio Taniguchi, o então prefeito, quase R$ 2 milhões. Ele acaba de ser condenado a tirar esse dinheiro do próprio bolso para ressarcir os cofres municipais. A decisão, transitada em julgado, contra a qual, portanto, já não cabe recurso, foi proferida pela 4.!ª Vara da Fazenda Pública.
As peças publicitárias ilustradas pelo japonezinho! !“ da mesma etnia do ex-prefeito !“ transmitiam uma mensagem nada subliminar: Falamos menos e trabalhamos mais. à‰ assim que fazemos uma Curitiba cada vez melhor!. Entendeu a Justiça que os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade foram desrespeitados e, por isso, impôs a pena a Taniguchi, atual secretário de Planejamento de Beto Richa. O valor só não é maior porque a propaganda não chegou a ser veiculada na televisão !“ suspensa pouco antes em razão de uma denúncia do então vereador André Passos.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.
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