Jucá vira réu na lava jato ‘com o Supremo, com tudo’

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (MDB-RR), virou réu ‘com o Supremo, com tudo’ na lava jato. Com tem foro privilegiado, o parlamentar responderá no STF à acusação de recebimento de propina da Odebrecht.

A Primeira Turma do Supremo admitiu nesta terça (13), por unanimidade, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o senador emedebista pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

A denúncia tem como base a delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Mello Filho. De acordo com o delator, a Odebrecht fez, em 2014, uma doação eleitoral oficial de R$ 150 mil ao diretório regional do MDB em Roraima, ao mesmo tempo em que discutia com o senador a aprovação, no Congresso Nacional, de duas medidas provisórias (MPs) em benefício da empresa.

O relator da matéria acatada pelo STF foi o ministro Marco Aurélio Mello. Ele foi seguido pelos ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Alexandre de Moraes. O ministro Luiz Fux não participou da sessão de hoje.

‘Com o Supremo, com tudo’

Em maio de 2016, vieram à tona gravações das delações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nelas, haviam trechos em que Jucá afirmava ser necessário “estancar a sangria”, referindo-se às investigações da lava jato, propondo como solução o impeachment de Dilma Rousseff. Relembre:

Economia

Jucá – Você tem que ver com seu advogado como é que a gente pode ajudar. (…) Tem que ser política, advogado não encontra (inaudível). Se é político, como é a política? Tem que resolver essa porra… Tem que mudar o governo pra poder estancar essa sangria.

Machado – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel (Temer).

Jucá – Só o Renan (Calheiros) que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

Machado – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

Jucá – Com o Supremo, com tudo.

Machado – Com tudo, aí parava tudo.

Jucá – É. Delimitava onde está, pronto.