IAP concede licença ambiental ao projeto de duplicação da BR-469

materia 9.br469.1O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em ato assinado no dia 3 de junho, concedeu a tão esperada Licença Ambiental Prévia (LP) para o projeto de duplicação de 8,82 km da Rodovia BR-469, mais conhecida como Rodovia das Cataratas, no trecho entre o trevo de acesso à Ponte Tancredo Neves e o portão de acesso ao Parque Nacional do Iguaçu. A Licença Ambiental Prévia foi emitida após aprovação do relatório de avaliação de impacto ao patrimônio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

“Agora, finalmente, o projeto de duplicação está completo e apto a ser doado para o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), para que possamos viabilizar os recursos necessários para execução das obras. O custo previsto da duplicação e das obras de arte é de R$ 98 milhões”, afirma Gilmar Piolla, superintendente de comunicação social da Itaipu Binacional, que também é vice presidente do Fundo Iguaçu e secretário-geral do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – Codefoz. Ele foi responsável pela coordenação dos trabalhos.

O projeto de duplicação da BR-469 foi desenvolvido pela Engemin, uma das mais conceituadas empresas de engenharia de obras de infraestrutura do Paraná, contratada pelo Iguassu Convention & Visitors Bureau, com apoio da Itaipu Binacional e do Fundo Iguaçu.

Piolla explica que, para receber projetos em doação, o DNIT, por normativa interna, exige que os mesmos sejam acompanhados da devida licença ambiental. Para tanto, foi necessário contratar estudos e realizar escavações arqueológicas na área da faixa de domínio a ser utilizada para a duplicação da BR-469. “O DNIT receberá os projetos básicos e de engenharia, assim como os estudos de impacto ambiental e o licenciamento ambiental”, informa. A data da doação será agendada com a direção do DNIT e o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

O projeto de duplicação prevê que a rodovia será alargada nos dois lados, no trecho entre o trevo de acesso à Argentina e a entrada do Parque Nacional do Iguaçu, o que permitirá o aproveitamento da faixa de domínio do DNIT. As obras incluem a construção de avenidas marginais em boa parte do trecho.

O projeto prevê também ciclovias dos dois lados da pista, duas passarelas de pedestres, dois passa-bichos, cinco retornos em nível com faixas extras de desaceleração e aceleração, um viaduto no acesso ao aeroporto, duas trincheiras, ponte elevada no rio Tamanduá e uma rotatória nas proximidades da entrada do Parque Nacional do Iguaçu.

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