Ao vivo: Gustavo Petro toma posse como primeiro presidente de esquerda na história da Colômbia; siga pelo Blog do Esmael

Daqui a pouco, às 17 horas, horário de Brasília, o primeiro presidente de esquerda eleito na Colômbia, Gustavo Petro, tomará posse em concorrida cerimônia internacional. O Blog do Esmael vai transmitir ao vivo o evento [abaixo, acione o play para começar a assistir].

A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff estará na cerimônia representando o Partido dos Trabalhadores, agremiação que lidera as intenções de voto para retornar ao Palácio do Planalto em outubro.

O presidente Jair Bolsonaro e o vice Hamilton Mourão resolveram não comparecer à posse de Petro.

A Colômbia tem 50 milhões de habitantes e desafios de combater a pobreza e finalizar o processo de paz com as FARCs, bem como desarmar as milícias privadas e combater o narcotráfico.

Também será empossada hoje Francia Márquez, 40 anos, vice eleita na chapa de Petro.

Ela nasceu em Yolombó, Cauca, em 1981, é, segundo sua própria biografia, a primeira “negra, afrodescendente, nativa das regiões mais pobres” da Colômbia que, com uma votação histórica em 13 de março, obteve mais de 783 mil votos na consulta do Pacto Histórico (14%). Ela participou em nome do partido Polo Democrático Alternativo.

Economia

Ela ficou em segundo lugar, depois de Gustavo Petro, que mais tarde a chamou para ser sua vice-presidente.

Quem é Gustavo Petro, novo presidente da Colômbia

Gustavo Petro, 62 anos, é Economista, Administrador Público, Especialista em Meio Ambiente e Desenvolvimento Populacional, ex-prefeito de Bogotá e Senador da República.

Economista pela Universidade Externado de Colombia, possui especialização em Administração Pública pela ESAP, mestrado em Economia pela Universidade Javeriana, especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Populacional pela Universidade Católica de Louvain e doutorado em Novas Tendências em Administração de Empresas pela Universidade de Salamanca.

Junto com os desmobilizados do processo de paz, fundou o partido político Alianza Democrática M-19, movimento que obteve grande apoio popular e participou da redação da Constituição de 1991. Com o apoio desse movimento, Petro chegou à Câmara de Representantes em 1991 para o departamento de Cundinamarca.

Em 1994 foi nomeado para a embaixada colombiana na Bélgica como adido diplomático para os Direitos Humanos de 1994 a 1996. Retornou à Colômbia em 1998 e novamente aspirou à Câmara dos Deputados, desta vez para o distrito eleitoral de Bogotá com o aval do Movimento Vía Alterna que fundou junto com outros ex-membros do Partido AD M-19.

Nesse período, foi eleito o melhor parlamentar tanto por seus colegas quanto pela imprensa nacional graças às denúncias de corrupção e aos debates sobre controle político, inclusive o paramilitarismo em Antioquia. De 2006 a 2010, Gustavo Petro foi Senador da República.

Eleito prefeito de Bogotá de 2012 a 2015. Em 2018 candidato presidencial pelo Movimento Significativo de Cidadãos – Colombia Humana, com uma votação histórica de mais de 8 milhões de votos e fazendo uso pela primeira vez do Estatuto da Oposição (Lei 1909 de 2018 ) sendo o segundo voto nas eleições presidenciais, é agora Senador da República para o período de 2018 a 2022.

Blog do Esmael, notícias verdadeiras.

Assistir ao vivo – cerimônia de posse Gustavo Petro e Francia Márquez:

https://youtu.be/8UARn38V-YU

LEIA TAMBÉM