Biden vê risco de Terceira Guerra Mundial se frustrarem sanções contra Rússia

Guerra Rússia-Ucrânia completa um ano nesta sexta-feira, 24 de fevereiro

Um ano após o conflito entre Rússia e Ucrânia, milhares de vidas foram perdidas, milhões foram deslocados e crianças abandonaram a escola. Dúvidas e incertezas cercam o conflito, incluindo informações conflitantes sobre o número de mortos.

Diplomatas explicam que o conflito não se limita a duas nações e se trata de uma guerra por procuração, uma vez que a Rússia enfrenta a Otan e a liderança dos Estados Unidos.

As tensões foram agravadas pelo medo da Otan de avançar nas fronteiras russas e o temor da Rússia de que a Ucrânia se tornasse um membro permanente do grupo liderado pelos EUA.

As relações entre a Otan/EUA e a Rússia pioraram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, que não esperava a reação do país e o apoio da opinião pública que está recebendo, além do apoio militar.

O envolvimento de potências ocidentais no conflito pode deflagrar a Terceira Guerra Mundial, alertam líderes de diversos países, inclusive o presidente Lula, que assumiu o papel de moderador.

Nesta data infeliz, que completa um ano o início da guerra Rússia-Ucrânia, você ainda precisa ficar sabendo:

Turismo Foz

EUA anunciam novas sanções contra cidadãos russos

A administração presidencial dos EUA anunciou a introdução de novas sanções anti-russas contra 200 pessoas físicas e jurídicas devido a guerra na Ucrânia.

Linha PAI

“Em coordenação com os parceiros do G7, o Tesouro e o Departamento de Estado introduzirão restrições abrangentes contra os principais setores geradores de renda… Isso levará a sanções contra mais de 200 indivíduos e entidades, incluindo a Rússia e outros países da Europa, Ásia e no Oriente Médio que apoiam a ação militar russa”, afirmou  a Casa Branca em comunicado.

Especifica-se que as novas restrições serão dirigidas contra instituições e funcionários financeiros russos, entidades associadas às indústrias russas de defesa e tecnologia, bem como contra os setores metalúrgico e de mineração.

Anteriormente, o Reino Unido expandiu as sanções contra a Rússia, afetando 92 pessoas físicas e jurídicas.

Em particular, quatro bancos russos caíram sob as restrições.

Antes disso, Londres impôs sanções a sete cidadãos russos que supostamente estavam envolvidos em atividades de hackers.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Londrina Sustentabilidade