Guerra do ‘fim do mundo’: Pentágono confirma ataque do Irã


O comando militar do Pentágono divulgou um comunicado afirmando que, nesta terça-feira (07), por volta de 17h30, no horário ocidental, o Irã lançou pelo menos 12 mísseis que atingiram duas bases militares no Iraque, em Al-Assad e Erbil.

“Estamos trabalhando nas avaliações iniciais dos danos de batalha”, afirma o comunicado. Eles acrescentam ainda que, “nos últimos dias, o Departamento de Defesa tomou todas as medidas apropriadas para salvaguardar nosso pessoal e parceiros”.

LEIA TAMBÉM:

É GUERRA: Irã assume ataque contra base dos EUA no Iraque por vingança

Segundo a nota, as bases estão, desde o ataque que matou o general iraniano Qassim Suleimani, “em alto alerta” com a possibilidade de que eles revidassem.

“Enquanto avaliamos a situação e nossa resposta, tomaremos medidas para proteger e defender nosso pessoal”, garantiu Jonathan Hoffman, assessor de imprensa do Secretário de Defesa, Mark Esper, que assina a nota.

Economia

A operação, segundo a imprensa iraniana, foi batizada como “Mártir Soleimani” e está sendo conduzida pela divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária, que teria lançado mísseis superfície-ar contra as bases.

“A vingança feroz da Guarda Revolucionária já começou”, disse a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã em um comunicado no canal Telegram, segundo o jornal The New York Times.

*Com Agências – Maiores informações: Logo mais