* Teles fazem lobby para adiar votação no Congresso Nacional
O colegiado já tem pronto o relatório final desde julho, assinado pelo relator Alessandro Molon (PT-RJ), e pelo presidente João Arruda (PMDB-PR).
Apesar de o governo culpar as eleições, o blog apurou que há dois pontos que alimentam discórdias internas no Palácio do Planalto e que motivam o pedido de adiamento da votação do relatório: 1) as teles não querem a neutralidade da rede; e 2) as teles não querem que as decisões sobre o Marco Civil sejam tomadas por um conselho ligado ao Ministério da Justiça, como prevê o relatório.
As empresas de telefonia fazem forte lobby para que a questão do Marco Civil fique ligada à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), órgão vinculado ao Ministério das Comunicações.
A nossa parte [da comissão] já fizemos. Depois de inúmeras audiências públicas em todo o país, concluímos o trabalho e estou seguro de que podemos ter o melhor Marco Civil da Internet do mundo. Depende do governo. Só falta votar. Eu sou da base do governo na Câmara, portanto, aguardarei a orientação do líder [do governo]!, disse ao blog João Arruda, presidente da comissão.
Os comentários estão encerrado.