A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência Brasil foram orientadas em suas redes sociais para evitar notícias relativas ao assassinato de Beto Freitas, no dia 19 de novembro, no hipermercado Carrefour, em Porto Alegre. A informação é do colunista Guilherme Amado, da revista Época.
Segundo a publicação, a ordem foi dada por escrito a funcionários da Agência Brasil no dia 20, dia seguinte ao crime, ocorrido às vésperas do dia da Consciência Negra.
No dia que a notícia eclodiu no Brasil, repercutida nos maiores veículos de comunicação, a Agência Brasil, cujas redes sociais são imtensamente movimentadas, teve uma publicação por hora no Twitter – quatro sobre futebol, e uma sobre uma agenda positiva do Itamaraty.
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Beto, um jovem negro, foi assassinado brutalmente por dois seguranças do mercado. Por parte do governo, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o vice, Hamilton Mourão (PRTB), afirmaram que não existe racismo no Brasil.
O assassinato gerou protestos em todo o país e em diversas partes do mundo.
Jornalista e Advogado. Desde 2009 é autor do Blog do Esmael.