Governadores decidiram enquadrar Bolsonaro antes de manifestações de 7 de Setembro

Governadores decidiram enquadrar Bolsonaro antes de manifestações de 7 de Setembro

Azedou o arroz doce do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nesta segunda-feira (23/08). Governadores de 22 estados se reuniram no Fórum dos Governadores, em Brasília, onde decidiram que irão enquadrar o mandatário dentro das linhas constitucionais. Eles já solicitaram uma agenda oficial ao Palácio do Planalto antes das manifestações de 7 de Setembro, pois os governadores temem ruptura institucional no país.

O colegiado é coordenado pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e contou com as presenças do paulista João Doira (PSD) e de Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal. Eles participaram remotamente da reunião de hoje.

Dias enumerou os objetivos do encontro do Fórum dos Governadores:

  • Ambiente de paz
  • Serenidade
  • Valorização da democracia
  • Segurança Jurídica
  • Ambiente de confiança
  • Emprego e renda
  • Combustíveis e alimentos mais baratos

O encontro dos governadores ocorreu após o presidente Jair Bolsonaro pedir o impeachment do ministro do STF Alexandre de Moraes, na sexta-feira (20/08), e, ato contínuo, confirmar presença nas manifestações de 7 de Setembro em Brasília e na Avenida Paulista, em São Paulo.

O governador de São Paulo, João Doria, determinou que as duas manifestações –a favor e contra Bolsonaro– fossem separadas para evitar violência. No entanto, advertiu o tucano, policiais bolsonaristas se infiltrar nos protestos do feriado da Independência.

“Creiam, isso pode acontecer no seu estado. Aqui nós temos a inteligência da Polícia Civil, que indica claramente o crescimento desse movimento autoritário para criar limitações e restrições, com empareda mento de governadores e prefeitos”, alertou o governador paulista.

“Estamos diante de um momento gravíssimo, com constantes ataques à liberdade e à Constituição. Não vamos nos silenciar diante das ameaças aos princípios constitucionais do país”, disse Doria.

Leia também

Por que não haverá desfile cívico-militar no dia 7 de Setembro em Brasília; saiba os motivos

Íntegra do pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes protocolado por Bolsonaro; leia agora

As dez pragas do Brasil são mais radicais que as 10 pragas do Egito