O presidente de Burkina Faso teria sido preso e os militares teriam assumido o controle do país.

Golpe militar em andamento

Google News

O presidente de Burkina Faso teria sido preso e os militares teriam assumido o controle do país.

Após vários dias de fortes protestos contra o governo, o presidente de Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, foi preso na noite desta segunda-feira (24/01).

Ainda é incerto sobre a situação no país, mas segundo a france24, Roch Marc Christian Kaboré está preso. Se é todo o exército em Burkina Faso que está por trás do golpe, ou se é um grupo composto por soldados desertores, também ainda é desconhecido.

Domingo à noite, houve um tiroteio perto da casa particular do presidente na capital do país, Uagadugu, quando surgiram os primeiros relatos de um grupo de soldados desertores atacando a residência presidencial.

Os burkinabes vêm protestando contra o presidente há algum tempo. Entre outras coisas, é uma crescente insatisfação com os esforços hesitantes do governo contra grupos islâmicos violentos no país que levaram aos protestos violentos.

Roch Marc Christian Kaboré é presidente desde 2015. Ele é o primeiro presidente do país que não fez carreira nas forças armadas do país.

Onde fica Burkina Faso

É um país africano limitado a oeste e a norte pelo Mali, a leste pelo Níger, e a sul pelo Benim, pelo Togo, por Gana e pela Costa do Marfim. Sua capital é a cidade de Uagadugu (em francês: Ouagadougou). Sua área territorial abrange 274 200 quilômetros quadrados com uma população estimada de de 16 milhões de habitantes.

Veja também  Haddad debocha de Bolsonaro: ‘É bundão que chama o cara que foge de debate?’