Globo chama de ‘antidemocráticos’ investigados por ‘fascismo’. Por quê?

Os chineses têm um simples ditado milenar, porém eficaz: as coisas precisam ser chamadas pelo próprio nome.

A Rede Globo –TV, jornais e portais– tem dificuldades em chamar de ‘fascistas’ os movimentos e pessoas que foram alvos ontem (15) e hoje (16) da Polícia Federal.

A emissora dos Marinho prefere suavizar classificando como ‘antidemocráticos’ os atos de violência contra o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso Nacional.

Agora, por que a Globo resiste em chamar as coisas como elas deveriam ser chamadas?

A ação Polícia Federal na manhã desta terça-feira pode levar o TSE a declarar o ‘Aliança Pelo Brasil’, partido de Jair Bolsonaro, uma organização criminosa e impedi-lo de disputar eleições no País.

Abaixo, veja quem são os principais alvos da PF:

Economia

  • Luís Felipe Belmonte: empresário, advogado e um dos principais financiadores e organizadores do Aliança, partido que Bolsonaro pretende criar. É o primeiro suplente do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). Também é dono de um time de futebol em Brasília.
  • Sérgio Lima: publicitário que atua junto com Bolsonaro na construção do partido Aliança pelo Brasil, ainda não formalizado. Segundo o jornal “O Globo”, ele foi o responsável pelo logotipo, pelo site e pelo aplicativo de coleta de assinaturas da legenda encabeçada pelo presidente
  • Daniel Silveira (PSL-RJ): deputado federal aliado do presidente Jair Bolsonaro. Junto com o deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL-RJ), quebrou placa criada em homenagem da vereadora Marielle Franco durante comício de Wilson Witzel, então candidato a governador do Rio de Janeiro, em 2018
  • Allan Santos: blogueiro, é apoiador de Bolsonaro e um dos fundadores do site “Terça Livre”
  • Alberto Silva: também é blogueiro ligado a Bolsonaro e atua no canal “Giro de Notícias”
  • Ravox Brasil: youtuber bolsonarista

LEIA TAMBÉM

Por que a Globo passa o pano para os fascistas, racistas e supremacistas contrários às instituições democráticas e aos valores humanos consagrados na Constituição? Por quê?

Véio da Havan é o próximo a preso pela PF, sugere Requião

O ex-senador Roberto Requião (MDB) sugeriu no Twitter, nesta segunda-feira, que o empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, será o próximo a ir preso pela Polícia Federal (PF).

“Sou contra a prisão do velho da Havan, Zé Carioca”, escreveu o emedebista, sugerindo uma iminente prisão do bolsonarista.

Em tom de ironia, Requião afirmou que admira as lojas da Havan, “iniciativa de um brasileiro”.

“O Véio da Havan precisa de tratamento, carinho, ele pensa que é um periquito”, disse. “Casa de repouso, psicólogo e,para começar, Rivotril. Eta veinho pirado!”

O ex-senador ainda confessou o desejo de convidar o empresário para almoçar em sua casa, em Curitiba, para os netos colocá-lo numa gaiola.

“Gostaria de trazer o velho da Havan para almoçar aqui em casa. Meus netos iam achar um barato. Eita velhinho maluco! As crianças iam querer pô-lo em uma gaiola!”, debochou.

Na manhã de hoje, a Polícia Federal prendeu a ativista Sara Winter e mais cinco membros do grupo dos 300.

A prisão dos militantes de extrema direita ocorreu dentro do inquérito no STF que investiga o financiamento de protestos antidemocráticos.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo, disse que “é imprescindível a verificação da existência de organizações e esquemas de financiamento de manifestações contra a Democracia e a divulgação em massa de mensagens atentatórias ao regime republicano, bem como as suas formas de gerenciamento, liderança, organização e propagação que visam lesar ou expor a perigo de lesão os Direitos Fundamentais, a independência dos Poderes instituídos e ao Estado Democrático de Direito, trazendo como consequência o nefasto manto do arbítrio e da ditadura”.

O empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, é apontado como um dos financiadores das fake news bolsonaristas.