General Mourão irá à posse de Alberto Fernandéz na Argentina

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), participará nesta terça-feira (10) da cerimônia de posse do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández.

Segundo o G1, Mourão conversou sobre o assunto com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na tarde desta segunda-feira (9) e embarca ainda hoje para Buenos Aires para participar da cerimônia de posse.

“É um gesto do presidente para que as relações voltem ao normal”, disse o vice-presidente ao G1.

LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro anuncia para amanhã 13º do Bolsa Família

Bolsonaro se sustenta no ‘voo de galinha’ da economia e na ideologia, diz cientista política

O transporte coletivo de Curitiba está morrendo, alerta conselheiro

Economia

Mais cedo, Bolsonaro havia declarado que analisaria primeiro a lista de convidados para decidir quem enviar à posse. Depois, o Planalto informou que o embaixador em Buenos Aires, Sergio Daneses, representaria o Brasil na cerimônia de posse.

Esta será a primeira vez desde 2003 que o chefe de Estado brasileiro não irá à posse do novo presidente argentino.

Durante a campanha presidencial na Argentina, Bolsonaro fez diversas críticas a Fernández e defendeu reiteradas vezes a reeleição de Mauricio Macri, que perdeu no primeiro turno.

Bolsonaro chegou a dizer que, se Fernández fosse eleito, a Argentina se tornaria uma “nova Venezuela” e, por isso, cidadãos argentinos fugiriam para o Rio Grande do Sul, assim como venezuelanos fugiram para Roraima.

Após a eleição, Bolsonaro disse que não cumprimentaria Fernández, acrescentando que a população argentina escolheu “mal” o novo presidente.