Funcionários da educação protestam em frente ao Palácio das Araucárias

por Angieli Maros, via Gazeta do Povo

Deputado Professor Lemos (PT) discursa para professores. Foto: divulgação.
Aproximadamente 200 professores e funcionários das escolas públicas do Paraná protestavam em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, por volta das 14 horas desta terça-feira (27). A mobilização, que foi organizada pela Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), pretende fazer com que o governo cumpra vários itens de reivindicação trabalhista, entre eles a implantação da hora-atividade (trabalhos realizados fora de sala de aula) de 33% para o ano letivo de 2013 e também de uma matriz curricular unificada em todo o estado.

Pela manhã, representantes da APP e do governo participaram de uma reunião para discutir algumas reivindicações que estão sendo feitas pelos trabalhadores, mas, de acordo com o sindicatos, as conclusões não foram animadoras.

Temos muitas contrariedades em vários pontos, mas pelo menos da hora-atividade não vamos abrir mão. Se essa proposta não for cumprida, teremos mais mobilizações para o início do próximo ano letivo!, afirmou Walkíria Olegário Mazeto, secretária educacional da APP.

De acordo com Walkíria, a Secretaria da Educação do Paraná deve se posicionar em relação a todos os itens até o final desta semana. Outra reunião entre a APP e o governo está prevista para acontecer no início de dezembro.

Outro lado

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a Secretaria da Educação do Paraná e aguarda retorno.

Confira as reivindicações centrais da mobilização:

– Encaminhamento, urgente, do Plano de Carreira dos Funcionários da Educação à  Assembleia Legislativa do Paraná (Alep);

– Aumento real para os funcionários de escola; Confirmação da implantação da hora-atividade de 33% para o ano letivo de 2013; Folha complementar para o pagamento das progressões dos professores não efetivadas na folha de novembro (conforme negociado com a categoria);

Veja também  Petistas querem explicações de ministros de Bolsonaro sobre instalação de órgão americano no Brasil

– Debate sobre a proposta, da Seed, de Matriz Curricular Unificada; Novo modelo de atendimento à  saúde dos servidores; Novo plano de custeio da ParanáPrevidência.

Comments are closed.