França: Protesto dos coletes amarelos perde força neste 29º sábado consecutivo


Após seis meses de mobilização, os protestos dos coletes amarelos perdem força. Neste sábado (1), apenas 1.500 pessoas, segundo a polícia, participaram da 29ª manifestação consecutiva nas ruas de Paris. Os líderes do movimento contestam os cálculos da polícia e dizem que o protesto parisiense deste sábado reuniu 9.500 manifestantes.

De qualquer maneira, essa é a menor participação desde o início do movimento social contra o governo do presidente Emmanuel Macron, iniciado em 17 novembro de 2018. Protestos foram registrados em outras cidades da França, mas com menor adesão.

A manifestação aconteceu sem incidentes ou cenas de violência. Apesar de menos numerosos, as palavras de ordem continuam intactas: “Justiça social, justiça fiscal”; “anticapitalismo”; “Macron demissão”; “Por um mundo melhor”.

Sandrine, uma manifestante de 53 anos, garante que o movimento não morreu. “Não vamos abandonar. A mídia diz que acabou, mas é falso”, afirma Sandrine que participou de todos os protestos.

Desde 17 de novembro, 2.448 coletes amarelos e 1.797 policiais ficaram feridos durante as manifestações, segundo dados oficiais do Ministério do Interior.

*Com informações da RFI

Economia